CBF anuncia terceira divisão no futebol feminino para a temporada 2022
Futebol feminino passará a contar com quatro campeonatos adultos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CBF anunciou, nesta terça-feira, a criação de uma terceira divisão para o futebol feminino brasileiro. O Campeonato Brasileiro A-3 vai aumentar para 64 o número de equipes participantes nas competições nacionais, passando de 52 para 64, divididos entre as três séries.
Com a nova competição, a partir de 2022, o futebol feminino passará a contar com quatro campeonatos adultos – o Brasileiro Feminino A-1, A-2, A-3 e a SuperCopa do Brasil, além do Brasileiro Sub-18, o Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14.
“Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”, disse Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.
O Campeonato Brasileiro Feminino A-3 terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Participarão os 27 campeões estaduais, somados às quatro equipes melhores posicionadas no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.
Caso a equipe campeã estadual na temporada de 2021 já esteja classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 ou A-2 de 2022, sua substituição se dará seguindo a ordem de classificação final do estadual que originou a vaga. No caso de desistência dos clubes classificados pelo Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022, sua substituição se dará seguindo a classificação deste mesmo ranking.
CALENDÁRIOS FIXOS – O Brasileiro Feminino A-2 passará a contar com 16 clubes em 2022, o invés dos 36 atuais. Estarão classificados, os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da A-2 2021 (5° ao 16° colocados). Os times terão um calendário fixo com a alternância apenas das equipes promovidas e rebaixadas entre as divisões nacionais.
Principal competição do calendário de futebol feminino, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 manterá o seu formato com 16 integrantes, contando com os doze melhores colocados em 2021, além dos quatro clubes promovidos da Série A-2 2021.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.