As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei de praia, nos gêneros masculino e feminino. Mesmo não sendo classificatória à etapa nacional, a competição foi mantida pela Fundesporte para motivar alunos-atletas e técnicos. Isso porque o Comitê Olímpico do Brasil (COB) cancelou, no dia 16 de agosto, a edição 2021 dos Jogos da Juventude, antes prevista para o mês de dezembro em Aracaju (SE).

No total, vão participar 371 atletas (158 no feminino e 213 no masculino) de 33 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

“Decidimos manter os jogos estaduais para dar oportunidade e motivar nossos atletas que já vinham treinando com afinco nas escolas para participar da competição. Eles esperam ansiosamente por esse momento e isso se intensificou ainda mais após um longo período sem competições e treinos devido à pandemia”, explica o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Para a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte e diretora-geral dos Jogos Escolares, Karina Pereira Quaini, o controle da pandemia da Covid-19 no estado foi crucial para a manutenção do evento nesta faixa etária. “Mato Grosso do Sul foi um exemplo no combate ao vírus, hoje é o estado que mais vacina no país e se encontra em um momento que possibilita a realização dos Jogos. Então, não queremos tirar o brilho que essa competição significa a centenas de jovens”.

O congresso técnico será on-line, por meio da plataforma Google Meet, nesta quinta-feira (23), às 10 horas. As delegações com estudantes-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na sexta-feira (24) e vão ser recepcionadas a partir das 9 horas na sede campestre da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (AECNB). No local será o realizado credenciamento e a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos.

Protocolo de conduta para a Covid-19

Apesar do controle da transmissão da Covid-19 e do ritmo acelerado da imunização em Mato Grosso do Sul, a etapa ocorrerá de forma responsável, assim como ocorreu na faixa etária de 12 a 14 anos e nas Paralimpíadas Escolares de MS. O evento adotará protocolo severo de orientação de biossegurança (clique aqui para conferir), elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todos os envolvidos no evento (equipe da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passarão por testes de Covid-19 (swab/cotonete nasal).

Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municípios do interior serão testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Tradição da Fundesporte, o Centro de Convivências, que reúne diversos jogos, ações sociais e dinâmicas para animar os alunos-atletas e técnicos, não será instalado nos eventos deste ano, em respeito ao distanciamento social.

Locais de competição e horários

Atletismo

Local: Parque Olímpico Ayrton Senna – Rua Jornalista Waldir Lago, 512 – Conjunto Aero Rancho

Dias e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h

Badminton

Local: Centro Universitário Unigran Capital (ginásio) – Rua das Garças, 295 – Centro

Dias e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h

Ciclismo

Local: Praça do Papa – Avenida Alfredo Scaff, S/N – Vila Sobrinho

Dias e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h

Judô

Local: Rádio Clube Campo – Avenida Toros Puxian, 477 – Vila Morumbi

Dia e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h

Natação

Local: Rádio Clube cidade – Rua Padre João Crippa, 1.280 – Centro (entrada pela Barão do Rio Branco)

Dias e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h

Taekwondo

Local: Fábio Costa – Avenida Júlio de Castilho, 585 – Vila Alba

Dia e horário: sábado (25), das 8h às 12h

Tênis de mesa

Local: Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira (ginásio) – Rua Antônio Maria Coelho, 1.068 – Centro

Dias e horários: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h

Vôlei de praia

Local: Praça Esportiva Belmar Fidalgo – Rua Dom Aquino, 2.536 – Centro

Dia e horário: sábado (25), das 8h às 12h e 13h30 às 17h; e domingo (26), das 8h às 12h