Apesar de pandemia do novo () paralisar grande parte das atividades que geram aglomerações e restringir o acesso seguro da população às ruas, esportistas precisaram dar um jeito para manter a forma e estarem preparados quando o calendário de competições for retomado. Sem academias –que, em , reabriram no fim da semana passada–, parques e outros locais com espaços para esportes, eles foram obrigados a treinar em casa.

Foi o que aconteceu com esportistas beneficiários do Bolsa Atleta, da (Fundação do Esporte de ), que mantiveram os treinamentos em casa com utensílios domésticos e acompanhamento à distância. Marcelo , diretor-presidente da fundação, justificou o esforço pelo fato de que o calendário esportivo deve ser retomado ainda neste ano, e os esportistas precisam manter o condicionamento físico em dia para “sair na frente” de outros atletas e reduzir os riscos de lesões “em função da pressa para atingir melhores resultados”.

“Eu só treinava na rua. Agora, meus treinos com a bike são no rolo fixo [um dispositivo que permite usar a bicicleta sem que ela saia do lugar]. Complemento com um treinamento funcional e levantamento de peso, usando tudo que aprendi nesses anos de atleta e com meus treinadores”, disse a ciclista Ana Gabriela Nogueira, que trocou as ruas da Capital pelo quintal de casa. Para ela, embora o retorno ainda demore, “confio que darei continuidade às competições deste ano. Tudo passará, é só uma fase”.

coronavírus, novo coronavírus, pandemia de Covid-19, esportistas, treinamento, isolamento social, distanciamento social, treinamento em casa, Bolsa Atleta, sem academias, sem praças, sem espaços para treinar
Edineia: reflexão e treinos domésticos para manter condicionamento. (Foto: Divulgação)

O mesmo vale para Agnaldo Moura, atleta que treinava em ambientes externos e que tem usado o período para “reflexões para algumas de nossas ações antes da pandemia”. Treinando para torneios no primeiro semestre, agora ele se dedica a fortalecer a musculatura com treinos anaeróbicos, pequenos funcionais e circuitos a fim de prevenir lesões.

Integrante da Seleção Brasileira de Kung Fu Wushu e campeão estadual, Edineia Camargo disse que o período de reclusão a faz pensar em “em quanto amo o que faço e nas coisas realmente são importantes, como família, amigos e pequenos gestos que, na correria do dia a dia, passavam despercebidos”.

Apostando na resiliência, ela treina flexibilidade e atividades aeróbicas (como pular corda e rounds) em casa, além de exercícios funcionais voltados à luta e sequências de golpes. Edineia também revelou fazer consultas online com nutricionista e psicóloga durante a pandemia.