Ricardo Galotti, médico do Santos, informou, neste sábado à noite, em um vídeo distribuído pela assessoria do clube, que o atacante Raniel vai ser reavaliado, neste domingo pela manhã, por um médico vascular no hospital Clínica do Esporte, em Goiânia, onde está internado desde ontem com o quadro de e trombose venosa profunda na perna direita. Se ele for liberado, o jogador será transferido para , onde será acompanhado pelos médicos do Hospital Sírio Libanês.

“Raniel chegou do andando normalmente, sem dor nenhuma, mas no dia seguinte, na revisão médica, apresentou uma dor desproporcional na panturrilha e um endurecimento na região. Tivemos a suspeita de que fosse uma trombose venosa profunda, o que foi diagnosticada em um ultrassom Doppler constatou esta patologia”, disse o médico. Segundo ele, o atleta está clinicamente melhor e a expectativa é de que evolua bem nos próximos dias.

Para Galotti, é “difícil falar que o problema tem relação com a covid-19 , mas esta patologia causa muitos fenômenos tromboembólicos”. Raniel teve covid há um mês e segundo o médico, foi submetido a todos os exames e sua saúde era perfeita

O jogador está com a delegação em Goiânia, onde o time alvinegro enfrenta o Goiás no domingo, às 18h15, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vale ressaltar que Raniel foi um dos atletas do elenco que contraiu a covid-19 no início do mês passado. Estudos recentes relacionam a formação de trombos em pessoas infectadas pelo coronavírus. Outro agravante pode ser o excesso de viagens nas últimas semanas, já que o elenco tem encarado uma maratona desgastante de partidas fora de casa, com jogos no e Paraguai.

O trombo é um coágulo, que pode ser parcial ou total, e se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso ocorre, é diagnosticada a trombose, que pode se manifestar de diferentes formas.

É a segunda baixa de Cuca em dois dias. Antes, na sexta, o treinador já havia sido comunicado da lesão de Carlos Sánchez. O uruguaio rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e terá de passar por cirurgia. A previsão é de que só retorne aos gramados em 2021.

Contratado para esta temporada, Raniel disputou 14 partidas com a camisa do Santos, anotou dois gols e deu uma assistência. Ele vinha tendo oportunidades com Cuca, mas ainda não conseguiu deslanchar. O treinador tem como opções para a posição Kaio Jorge, que tem sido titular, e Marcos , recém-promovido das categorias de base.