O maratonista Martins Soares de Oliveira morreu aos 65 anos na tarde de sexta-feira (29). O militar veterano lutava há mais de um ano contra um câncer na bexiga e era reconhecido no sul-mato-grossense. 

Natural da Bahia, o Professor Martins, participou inúmeras vezes de provas tradicionais nacionalmente, a exemplo da de São Silvestre e Meia Maratona do . Além disso, sempre foi um amante e defensor da marcha atlética.

A (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) relembra a trajetória do atleta. Em 2003, após se aposentar da prática de alto rendimento, dedicou-se a promover, com persistência, o atletismo em Mato Grosso do Sul. Todavia, ainda participava de corridas pelo Estado, como forma de ajudar na divulgação dos eventos e atrair cada vez mais adeptos às corridas de rua. 

Durante boa parte da vida, morou em -MS e foi o fundador da Associação Máster de Atletismo de Mato Grosso do Sul (AMAM), sendo o atual presidente. Como profissional de Educação Física, auxiliou a Fundação de Esportes de Corumbá (Funec). No ano passado, o professor foi o embaixador da terceira edição da Rota das Estações, evento promovido pela Rede MS Integração de Rádio e Televisão.

Um dos episódios de solidariedade mais marcantes da carreira de Martins ocorreu durante a 4ª Meia Maratona Internacional da Bahia, em outubro de 2006. Ao invés de disputar a prova, o corredor preferiu prestar assistência ao goiano Francisco de Aparecido, atleta com deficiência visual, que não pôde participar do evento devido à falta de acessibilidade da organização. Martins, então, decidiu acompanhá-lo em todo o trajeto, como atleta-guia, até completar a prova.

(com informações da Fundesporte)