A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou, nesta quinta-feira, que os torneios pré-olímpicos de basquete masculino, que vão apontar os quatro lugares restantes para a Olimpíada de Tóquio, adiadas para 2021, serão realizados entre os dias 29 de junho e 4 de julho do ano que vem, com os grupos e locais já sorteados. O vencedor de cada evento irá para os Jogos

Em Belgrado (Sérvia) jogam: República Dominicana, Nova Zelândia, Sérvia, Porto Rico, e Senegal; em Kaunas (Lituânia), os lituanos entrarão em quadra contra Coreia do Sul, Venezuela,

Polônia, Eslovênia e Angola.

Em Split (Croácia), será a sede que terá a participação brasileira, juntamente com os anfitriões, Alemanha, Rússia, México, Tunísia. Em (Canadá), os canadenses terão pela frente Grécia, Canadá, Uruguai, República Tcheca e Turquia.

A Espanha, atual campeã mundial na China em 2019, já tem vaga garantida para o torneio olímpico, como Argentina, Austrália, França, Irã, Japão (como anfitrião), Nigéria e Estados Unidos.

O torneio olímpico de basquete feminino, que pôde definir seus classificados antes da pandemia do , será disputado por Austrália, Bélgica, Canadá, China, França, Japão, Coreia do Sul, Nigéria, Porto Rico, Sérvia, Estados Unidos e Espanha, que conquistaram seu lugar na qualificação em Belgrado (Sérvia), em fevereiro.