Pular para o conteúdo
Esportes

Felipe dos Santos vence decatlo no Troféu Brasil e garante vaga na Olimpíada

O paulistano Felipe Vinícius dos Santos, da AABLU, foi o grande destaque deste sábado no Troféu Brasil de Atletismo, que está sendo disputado no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Ele venceu o decatlo, um conjunto de 10 provas, com 8.364 pontos, superando o índice de 8 350 e garantindo […]
Arquivo -

O paulistano Felipe Vinícius dos Santos, da AABLU, foi o grande destaque deste sábado no Troféu Brasil de Atletismo, que está sendo disputado no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em . Ele venceu o decatlo, um conjunto de 10 provas, com 8.364 pontos, superando o índice de 8 350 e garantindo qualificação para os Jogos Olímpicos de -2020, adiados para 2021 por causa da do novo coronavírus.

Recordista sul-americano sub-20, com 7.762 pontos, Felipe conseguiu dois recordes pessoais no Troféu Brasil: 7,64 metros no salto em distância e 2,07 metros no salto em altura. “Estou muito emocionado com o resultado, que compensa todos os sacrifícios feitos nos últimos anos. Passei por duas cirurgias e perdi praticamente duas temporadas em recuperação”, lembrou. “Fiquei um pouco desacreditado, mas agora dei a volta por cima e tenho de agradecer a muita gente que sempre me apoiou”.

Felipe disse que começou no atletismo no Centro Olímpico, um tradicional formador de talentos, e que ficou feliz por ter obtido o índice nas instalações onde treinou. O recorde pessoal anterior do atleta de 26 anos era de 8.019 pontos, alcançados há cinco anos, antes dos problemas de lesão.

O índice olímpico alcançado dará mais tranquilidade em sua preparação para os Jogos de Tóquio. Poderá descansar um tempo e voltar com os treinos sem sobressaltos. Felipe treina com Edemar Alves no CNDA, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista (SP). “Como sempre digo, o primeiro dia do decatlo é apenas aquecimento. As coisas são decididas no segundo dia e graças a Deus tudo deu certo. Tenho certeza que posso evoluir”, comentou o atleta, bastante emocionado, que ficou a apenas 29 pontos do recorde sul-americano, obtido por Carlos Chinin, em 2013, no Troféu Brasil.

Com a vaga no decatlo, o atletismo até o momento tem 20 vagas garantidas – 17 no masculino e 3 no feminino, contando com os dois índices conquistados na maratona masculina. No total, o Brasil tem 180 atletas classificados para a Olimpíada de Tóquio até o momento.

Já Tatiane Raquel da Silva, do IPEC, conquistou a segunda medalha de ouro no Troféu Brasil. Depois de vencer os 3.000 metros com obstáculos, ela ganhou os 1.500 metros, com 4min22s83 Jenifer do Nascimento, do Pinheiros, vice-campeã dos 10 mil metros, ficou com a prata, seguida de Antonia Keyla da Silva Barros, da AMORMED-PI.

No salto com vara, sem a presença do atual campeão olímpico Thiago Braz, que optou por ficar em treinando para a temporada, Abel Curtinove, da AABLU, conquistou o seu primeiro título do torneio com 5,30 metros. Augusto Dutra, do Pinheiros, campeão de 2019, ficou com a prata (5,20 metros), seguido de Lucca Leonardo Radhuany Torres, do IEMA, com 4,95 metros.

MARCHA ATLÉTICA – Caio Bonfim e Érica Sena confirmaram o favoritismo e venceram a prova dos 20km da marcha atlética. Neste sábado, os dois, classificados para os Jogos de Tóquio, dominaram suas provas e levaram a medalha de ouro. Caio, atleta do CASO, terminou o percurso de 50 voltas em 1h23min05s. Érica, do Pinheiros, fechou em 1h29min14s, assumindo a liderança do ranking sul-americano em 2020.

Após as provas deste sábado, o Pinheiros, atual tetracampeão do Troféu Brasil, lidera a classificação geral com 343,5 pontos, seguido da AABLU, com 156, e da Orcampi, com 135. A competição termina na manhã deste domingo, a partir das 9 horas, com as últimas 13 finais.

Após as provas deste domingo, o ex-velocista Claudio Roberto Sousa finalmente receberá a tão sonhada medalha de prata olímpica, do revezamento 4×100 metros, conquistada nos Jogos de Sydney-2000. A cerimônia terá a presença do quarteto que disputou a final da prova na ocasião – Vicente Lenílson, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos e Claudinei Quirino – e de Bernard Rajzman, membro do COI, responsável pela premiação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gravidez

Ministério da Saúde autoriza R$ 98,1 mil para compra de testes de gravidez em MS

leo dias celebridade

A celebridade a qual Leo Dias se arrepende amargamente de ter dado fama

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital de Campo Grande

Com pai no Presídio Federal de Campo Grande, Oruam tem prisão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

siso

Paciente aguarda vaga em hospital de Campo Grande após sofrer complicações de extração do siso

Últimas Notícias

Sem Categoria

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Secretário do Tesouro americano afirmou que as negociações com o G7 sobre a Rússia não serão fáceis

Transparência

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Corte Superior vai avaliar se réu por fraudes em Sidrolândia poderá se livrar da tornozeleira

Cotidiano

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

O trabalho de pintura começou nesta terça-feira (22) e segue até a primeira quinzena de agosto

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Fumacê será aplicado das 16 às 22 horas