faz história no atletismo do estado e levará a maior delegação já organizada pela FAMS (Federação Estadual de Atletismo) em uma competição de atletismo da América Latina. O campeonato será entre os dias 10 e 13 de dezembro, em .

Ao todo, são 770 atletas de 130 entidades e instituições de todo o país que participarão da 39ª edição do troféu Brasil de atletismo. Mato Grosso do Sul levará 8 atletas, maior número já feito pelo estado.

Além de tudo, este ano a competição realizada pela Confederação Brasileiro de Atletismo comemora seus 75 anos.

As competições acontecerão no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires, na Vila Clementino. Os atletas sul-mato-grossenses embarcam nesta terça-feira (8), às 14h30.

“Ficamos muito felizes e orgulhosos com esse momento atravessado pelo atletismo sul-mato-grossense, que chega ao recorde de participantes em uma das maiores competições de clubes do mundo. Isso, sem dúvidas, é fruto do trabalho que vem sendo feito desde a base, com apoio do governo estadual”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira .

É importante lembrar, que esta edição será especial, pois seguirá todos os protocolos necessários para combater à transmissão no coronavírus. O uso de máscara, fora o período das provas, todos precisarão usar máscaras, álcool em gel disponível em vários lugares, o cuidado com o distanciamento entre os participantes e a temperatura será aferida na entrada do complexo.

Também por conta da pandemia, a competição não será aberta ao público, mas as provas podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal por assinatura ou na plataforma gratuita de streaming do Canal Atletismo da TVNSports, por meio do link: https://canalatletismo.tvnsports.com.br. As provas têm início na quinta-feira (10.12), às 8 horas (horário de MS), com os 100 metros com barreiras.

Confira os oito atletas de Mato Grosso do Sul:

Vilmar Roberto Dias, de 37 anos, da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), de . Provas: 10.000 metros e salto em altura.

Yeltsin Francisco Ortega Jacques, de 29 anos, da Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), de Campo Grande. Prova: 5.000 metros.

Guilherme Rebelo Vilela, de 17 anos, da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (Apev), de Ponta Porã. Prova: salto em distância.

Roberta de Lima Medina, de 29 anos, da Associação dos Corredores de Rua e Pista (Acorp), de Campo Grande. Prova: 800 metros.

Samael Medeiros Coelho Cavalcante, de 29 anos, da Associação Master de Atletismo (AMAMS), de Campo Grande. Prova: 1.500 metros.

André Luis Duarte Olmedo, de 17 anos, do Clube Indaiá, de . Prova: 400 metros.

Maurinaldo dos Santos, de 24 anos, do Clube Indaiá, de Dourados. Prova: 5.000 metros.

Leonardo Moraes da Silva Messias Amorim, de 33 anos, da Associação Sprint Social, de Campo Grande. Prova: 5.000 metros.

O Troféu Brasil deste ano estava marcado para ser realizado no complexo poliesportivo da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre (RS), entre os dias 7 e 10 de maio, mas foi adiado devido à pandemia da . Esta é uma das últimas competições classificatórias para os Jogos Olímpicos de 2021, de Tóquio, no Japão.