A paralisação provocada pela do novo coronavírus, que já dura quatro meses, fez com que a Conmebol tivesse que mudar todo o calendário de suas competições em 2020. Na semana passada, a entidade anunciou novas datas para os torneios sul-americanos, mas garantiu que a final da , marcada agora para janeiro de 2021, será mesmo no estádio do Maracanã, no , como foi definido no ano passado.

“Sem mudança. Não há nenhum plano de mudar as sedes das finais tanto Córdoba, na Sul-Americana, quanto Maracanã para Libertadores. Esse é o plano. Claro que a gente não conhece o vírus, como será a evolução. Posso dizer que o plano é manter Sul-Americana em Córdoba e Libertadores no Maracanã como foi definido no ano passado”, garantiu Frederico Nantes, diretor de competições de clubes da Conmebol, em entrevista ao SporTV.

As competições sul-americanas foram paralisadas em meados de março por conta do aumento do surto da covid-19 no continente. A Libertadores já teve duas rodadas da fase de grupos disputadas e a Sul-Americana foi interrompida ainda na primeira fase.

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus não está controlada no continente e alguns países estão fechados para voos internacionais. Na , por exemplo, até o dia 1.º de setembro, com possibilidade ampliação deste prazo. Nantes garante que, como os campeonatos só voltarão em 15 de setembro, é possível que a situação esteja normalizada. Mas, caso contrário, a Conmebol avaliou ajudar os clubes.

“Está fechado para voos comerciais, para voos fretados não está fechado. A Conmebol vai estar auxiliando os clubes. Não teremos problemas com os voos para os clubes chegarem e saírem da Argentina ou qualquer outro país”, completou o dirigente.