Pular para o conteúdo
Esportes

De olho em Paris-2024, judoca de MS participou de treinamento com a seleção brasileira principal

A sul-mato-grossense Aléxia Vitória Nascimento participou de treinamento de campo com a seleção brasileira principal. Os treinos foram realizados em estrutura montada no Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, de 8 a 13 de novembro. A judoca é uma das beneficiárias do programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, via […]
Arquivo -

A sul-mato-grossense Aléxia Vitória Nascimento participou de treinamento de campo com a seleção brasileira principal. Os treinos foram realizados em estrutura montada no Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, no interior de , de 8 a 13 de novembro. A judoca é uma das beneficiárias do programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, via Fundação de Desporto e de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a atividade integrou atletas da equipe de base com a principal, como forma de assegurar qualidade e continuidade na renovação da seleção ao longo dos ciclos olímpicos. O treinamento reuniu mais de 60 atletas. Destes, 17 foram convocados para o Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara, no México, última competição valendo pontos ao ranking neste ano.

Considerada “receita de sucesso” pela CBJ, a iniciativa é parte do processo de formação de uma nova geração de judocas, com vistas aos Jogos Olímpicos de Verão 2024, de Paris, na e até Los Angeles-2028. “O treinamento foi uma experiência muito grande, consegui aproveitar a chance de estar com as melhores judocas do mundo, que são as brasileiras, em uma estrutura de ponta como é em Pindamonhangaba. Foi uma oportunidade muito gratificante e espero vir mais vezes”, relata Aléxia Nascimento.

A campo-grandense, da Associação Atlética Judô Futuro, liderou o ranking nacional sub-18 na categoria até 48 quilogramas (kg) até atingir o limite de idade (17 anos) para a classe. Agora, com 18 anos, na sub-21, Aléxia já aparece em quarto lugar, sendo dois anos mais nova do que a líder.

Dentre os títulos do currículo da sul-mato-grossense, destaca-se o tricampeonato da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude e o ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-18 2019, resultado que a levou ao Campeonato Mundial da categoria, em Almaty, no Cazaquistão, no mesmo ano. Aléxia também já participou de inúmeros Estágios Internacionais, além de ter faturado a prata no Campeonato Brasileiro Interclubes – Taça Brasil Sub-21, em 2019.

Segundo o técnico e pai da atleta, Alessandro Nascimento, um dos contemplado pelo Bolsa-Técnico do Governo do Estado, a judoca é esperança de medalhas ao Brasil nas Olimpíadas de 2024. O processo de iniciação junto ao selecionado adulto começou em 2019. “A Aléxia já está inserida nesse planejamento da CBJ para Paris e a seleção conta com ela para daqui quatro anos. É uma das fortes candidatas a preencher a vaga e trazer medalhas para o Brasil. Ela está no caminho de alcançar o tão esperado sonho de ser atleta olímpica”.

Para o gestor das equipes de base da CBJ, Marcelo Theotonio, o camping em Pindamonhangaba foi uma oportunidade inédita de troca de experiência com grandes atletas, medalhistas olímpicos e mundiais. “O nosso objetivo com essa estratégia é fomentar internamente uma disputa numa classe difícil que é o que chamamos de ‘transição’ para oportunizarmos ainda mais atletas chegarem em condições competitivas na equipe sênior. Para isso, o trabalho entre as gestões de Base e do Alto Rendimento está cada vez mais alinhado e, por isso, acreditamos que estamos tendo sucesso”.

Durante a semana, a rotina na concentração começava com café da manhã e treino físico ou de judô em sequência. Após o almoço, todos os atletas tinham um intervalo para descansar ou se recuperar em sessões de fisioterapia para retornarem ao tatame ou à academia no final da tarde.

A CBJ estuda ainda a realização de outro período de treinos neste mesmo molde em Pindamonhangaba, em dezembro, visando manter os judocas em ritmo para a disputa do World Masters de Doha, previsto pela Federação Internacional de Judô (FIJ) para janeiro de 2021. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime