Cinco atletas e dois técnicos de Mato Grosso do Sul foram convocados pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para participar da 3ª edição do Camping Escolar Paralímpico Brasileiro que acontece em São Paulo capital até o dia 5 de fevereiro. Os paradesportistas selecionados vivenciarão durante no evento a rotina de treinos de competidores de alto rendimento.
De acordo com a Fundesporte, os atletas selecionados do Estado foram destaques da 13ª edição da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, realizada de 19 a 22 de novembro de 2019, com disputas no CT Paralímpico, também na capital paulista, maior complexo paradesportivo da América Latina.
Convocados
Com 14 anos, Hávilla Vitória Soares Marinheiro, compete no sub-16 e faturou a medalha de ouro nas três provas que disputou nas Paralimpíadas Escolares 2019: 75 metros, 250 metros e salto em distância, todas pela classe T12 (baixa visão).
No sub-14, Maisa Ferreira dos Santos, 13 anos garantiu o 1º lugar em todas as provas em que participou: 60 metros, batendo recorde (classe T54, física); arremesso de peso e lançamento de pelota (classe F57, física). E, também na sub-16, Rayssa Garcia de Souza, 14 anos, conquistou o bronze nos 1.000 metros (classe T20, intelectual), além de ter competido nos 250 metros e salto em distância.
Já no judô paraolímpico, a convocada foi a atleta Hellen Cordeiro Machado, 16 anos. A judoca do sub-18 se destacou em 2019, após garantir o ouro na categoria meio-médio (até 63 quilogramas), além do segundo lugar na absoluto, ambas pela classe B3 (baixa visão). A atleta estará acompanhada da técnica Anne Talitha Almeida, também convocada pelo CPB.
E no parabadminton, Yuki Rodrigues, 17 anos, conquistou em 2018 o ouro no sub-18 pela classe SU5 para pessoas com deficiência nos membros superiores. Ele não perdeu nenhum set das 4 partidas disputadas. Ele contará com o apoio do técnico Roney Araujo, selecionado pelo Comitê para compor o quadro de técnicos no estágio escolar.
Camping
Ainda conforme a Fundesporte, o Camping foi lançado em 2018, e tem como objetivo oferecer a atletas em idade escolar uma imersão no esporte. Durante os oito dias, os jovens passarão por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar a performance, além de palestras com profissionais do CPB.
No total, foram chamados 117 jovens atletas de 21 Estados mais do Distrito Federal para a primeira etapa do projeto neste ano. A segunda será de 23 de junho a 1º de julho.