Os aquidauanenses Edgar Silva Balbuena e Rafael Girotto foram até o neste final de semana, para participar do Campeonato Aberto de Slalom e Descida 2020, e trazem na bagagem medalhas de ouro, prata e bronze ganhas na competição.

A competição foi realizada nas águas do Rio Paranhana, no Parque Municipal das Laranjeiras, em Três Coroas-RS, a cerca de 100 quilômetros da capital Porto Alegre-RS e foi válida pelo Campeonato Gaúcho de Canoagem.

Os atletas sul-mato-grossenses, que fazem parte do programa , foram convidados para o campeonato, o primeiro da modalidade “descida” a ser organizado no país em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Atletas de MS ganham ouro e prata em competição de canoagem no Rio Grande do Sul
Atletas realizando uma das provas durante o Campeonato Aberto de Canoagem Slalom e Descida 2020. (Foto: divulgação)

A competição teve início no sábado (10), quando Edgar Balbuena conquistou a medalha de ouro na prova de descida clássica (3,5 km), pela categoria sênior, ao bater a marca de 11min38s730. Mesma disputa que consagrou Rafael Girotto com a medalha de bronze, com o tempo de 12min00s441. A prata ficou com o venezuelano Melquisidec Vega que realizou a prova em 11min58s491.

No domingo (11), uma nova prova colocou os dois atletas no pódio. Girotto faturou a medalha de prata ao terminar o percurso de 250 metros em 56s046. Logo atrás, Balbuena registrou 57s060 e pegou a medalha de bronze. Pedro Aversa, de Piracicaba-SP, terminou na primeira posição com o tempo de 54s007.

Girotto se mostrou animado com as medalhas e a volta das competições no mesmo local onde será realizado o Campeonato Brasileiro de 2021. “É uma sensação muito boa voltar a competir. Ficamos muito felizes por trazer medalhas para casa e mais ainda por retornar às águas num campeonato. O evento foi bastante importante para essa retomada e também serviu como treino para nós. Esse será o mesmo percurso onde acontecerá o Campeonato Brasileiro do ano que vem e, provavelmente, a seletiva ao Mundial. Isso já gera uma expectativa bastante boa em relação a 2021”.

O Aberto de Canoagem seguiu à risca protocolos de biossegurança por conta da Covid-19, sem a presença de público e premiação individual, com distanciamento entre os atletas.