O judoca Luan Simões Pimentel, 23 anos, de , a 135 quilômetros de Campo Grande, foi convocado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) para a última etapa de treinamentos de 2019 da seleção brasileira de paralímpico, em São Paulo, São Paulo. Além dele as equipes de futebol de 5 (principal e sub-23) e goalball também foram chamadas.

De acordo com a Fundesporte-MS (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a CBDV decidiu manter a base da seleção de judô desta temporada. A preparação dos judocas na capital paulista ocorrerá de 1º a 20 de dezembro, a mais extensa entre as modalidades e visa o IBSA Judo American Championship, o Parapan da modalidade, realizado ente os dias 10 e 15 de janeiro de 2020 em Montreal no Canadá.

Luan tem baixa visão em razão do albinismo e compete na categoria até 73 quilos. Ele conquistou a medalha de ouro no Parapan de Lima, no Peru, realizado entre dos dias 23 de agosto e 1° de setembro

O atleta faz parte do programa Bolsa-Atleta, na categoria Pódio Complementar, do Governo do Estado, por meio da Fundesporte. Em 2017, recebeu o “Prêmio Fundesporte: Troféu Ubyratan Leite de Arruda”, como atleta destaque, por demonstrar garra, dedicação e superação em competições, levando o nome de Mato Grosso do Sul.