Pular para o conteúdo
Esportes

Nadal bate Medvedev em 5 sets, fatura tetra do US Open e conquista 19º Grand Slam

Campeão do US Open em 2010, 2013 e 2017, Rafael Nadal precisou chegar ao seu limite físico, mas conquistou neste domingo o tetracampeonato do Grand Slam norte-americano ao vencer o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 2, com parciais de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4, na grande final do evento em Nova York […]
Arquivo -
O tenista Rafael Nadal (Foto: reprodução)
O tenista Rafael Nadal (Foto: reprodução)

Campeão do US Open em 2010, 2013 e 2017, Rafael Nadal precisou chegar ao seu limite físico, mas conquistou neste domingo o tetracampeonato do Grand Slam norte-americano ao vencer o russo Daniil Medvedev por 3 sets a 2, com parciais de 7/5, 6/3, 5/7, 4/6 e 6/4, na grande final do evento em Nova York Com o triunfo garantido após 4h50min de uma épica e equilibrada batalha, o tenista espanhol alcançou o seu 19º título de Grand Slam e ficou a apenas uma taça de igualar a marca histórica do suíço Roger Federer, recordista de troféus da série dos quatro principais torneios do .

Atual vice-líder do ranking mundial, Nadal também contabiliza em sua carreira 12 títulos de Roland Garros, dois de Wimbledon e um do Aberto da Austrália, além de agora somar quatro do importante torneio realizado em quadras duras nos EUA. Com 33 anos de idade, ele alcançou também a sua 84ª taça de simples no circuito profissional, sendo a quarta obtida nesta temporada, na qual ele ganhou pela 12ª vez o Grand Slam realizado em e faturou os Masters 1000 de Roma e do Canadá, em Montreal.

A última destas conquistas, obtida no mês passado, foi garantida ao superar justamente Medvedev, atual quinto colocado da ATP, na decisão. Naquela ocasião, o espanhol atropelou o russo de 23 anos com parciais de 6/3 e 6/0. Agora, porém, o seu jovem rival chegou a esta final embalado pela conquista do Masters de Cincinnati e com a confiança de quem estava jogando a sua quarta decisão consecutiva – antes deste título nos EUA, ele foi vice-campeão no ATP 500 de e do Masters em Montreal.

E desta vez, conforme já se esperava que fosse ocorrer, o russo deu muito mais trabalho a Nadal na lotada quadra central do US Open, a Arthur Ashe Stadium. Já no primeiro set, ele conseguiu quebrar por uma vez o saque do espanhol, mas o favorito converteu dois de seis break points na parcial para fazer 7/5 e abrir vantagem.

No segundo set, Nadal começou a ser mais dominante, confirmou todos os seus saques e aproveitou uma de três oportunidades de ganhar games no serviço do seu oponente para fechar em 6/3 e ficar a um set do tetracampeonato em Nova York.

Na terceira parcial, o espanhol deu a impressão de que liquidaria o confronto em 3 sets a 0 ao conquistar uma nova quebra de saque, mas o russo a devolveu e soube suportar a pressão no nono game, quando o seu adversário tinha um break point, que ele conseguiu salvar para fazer 5/4. E mais tarde, no 12º game, o quinto tenista do mundo pressionou o espanhol e teve três chances de quebra de saque, sendo feliz em uma delas para aplicar o 7/5 que diminuir a vantagem do rival para 2 sets a 1.

No quarto set, os dois tenistas confirmaram os seus saques até o nono game. No décimo, o espanhol tinha o serviço na mão em desvantagem de 5/4. E o russo, com os nervos controlados e sem repetir o comportamento instável exibido em outras partidas desta sua campanha no US Open, conseguiu converter um break point com uma linda passada na paralela para fazer 6/4 e empatar o jogo.

A partir do quinto set, porém, a questão física começou a pesar para Medvedev, embora o seu oponente, dez anos mais velho, tenha chegado exausto ao final do jogo. O jovem chegou a solicitar atendimento médico de um fisioterapeuta da ATP na quadra e mesmo com dores confirmou os seus dois primeiros saques, assim como fez o espanhol, mas no quinto game passou a sofrer muito e, após uma bela troca de golpes entre os dois, o número 2 do mundo converteu um break point com uma bola cruzada após subir a rede para matar o ponto.

Após a quebra, os dois tenistas seguiram dando show na Arthur Ashe Stadium, onde Nadal abriu 4/2 após concluir um outro longo rali com belas trocas de bolas entre os dois. E no game seguinte, novamente sob pressão, o espanhol obteve um novo break point e o converteu com uma deixadinha próxima à rede depois de o russo apenas conseguir colocar a bola para o outro lado ao rebater uma ótima devolução do rival.

Em vantagem de 5/2 e o serviço na mão, o espanhol acabou sendo quebrado quando excedeu o limite de tempo para executar o primeiro saque e depois cometeu uma dupla falta no segundo. E quando foi sacar para reduzir o placar para 4/5 após vencer o oitavo game, o russo viu o espanhol ter dois match points, mas conseguiu se salvar com muita coragem e reduziu a vantagem.

Em seguida, na nova oportunidade de Nadal fechar o jogo com o serviço na mão, Medvedev teve um break point, mas seu rival se salvou e depois teve o match point com uma linda e arriscada deixada que caiu perto da rede. E, com um erro cometido pelo russo do fundo de quadra, o favorito garantiu o título. Emocionado, o espanhol caiu no chão para comemorar e depois foi às lágrimas, exausto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sete paraguaios são resgatados de trabalho análogo à escravidão em Itaquiraí

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Com onças rondando Corumbá, moradores aprendem a ‘conviver’ e têm disque ajuda

Preço da gasolina pode ser encontrado a R$ 5,69 (à vista) (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Redução no preço da gasolina será gradual em Campo Grande, diz sindicato

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus tenta reduzir multa de R$ 150 mil por ônibus lotados na pandemia

ccr km perigoso br-163

Após aumento de pedágio, ANTT homologa Motiva como vencedora do leilão da BR-163

Gaeco inclui filha de Vanda Camilo em lista de alvos por escândalo de corrupção

Juiz vai reavaliar necessidade de prisão de Claudinho Serra, assessor e empreiteiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Capital registra chuva rápida no centro e meteorologia alerta para mudança de tempo no fim de semana

Haverá uma leve queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde as mínimas podem chegar aos 14 °C

Cotidiano

‘Fechado para balanço’: idoso reclama de falta de atendimento em farmácia na USF Seminário 

Idoso afirma que há 90 dias dá de cara com aviso da farmácia fechada

Política

Confira as datas de oitivas da CPI do Consórcio Guaicurus após alteração do cronograma

Nesta etapa, serão ouvidos trabalhadores e diretores do grupo de empresas que explora o serviço público de transporte coletivo

Polícia

Homem que tentou matar desafeto com tiro na cabeça é preso escondido em casa de parente no interior de MS

O crime ocorreu na noite dessa quinta-feira (5)