Um panda gigante e simpático, “Bing Dwen Dwen”, e uma lanterna tradicional chinesa vermelha, “Shuey Rhon Rhon” são os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing 2022. Os bichinhos foram revelados nesta terça-feira (17),na Arena Shougang de Hóquei no Gelo de Beijing.

Na cerimônia marcaram presença Han Zheng, vice-primeiro-ministro chinês e membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China,, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Os dois personagens têm fortes caraterísticas da cultura chinesa. Chen Jining, presidente executivo de Beijing 2021, explicou sobre os conceitos usados para criação dos mascotes.

“Os dois mascotes combinam elementos da cultura chinesa tradicional e um estilo internacional moderno, assim como enfatizam as características dos esportes de gelo e neve e da cidade anfitriã. Eles vivamente mostram as expectativas ávidas do povo chinês para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing, e o convite cordial da China aos amigos do mundo inteiro”, disse Chen.

Chen completou dizendo que eles foram desenhados com intuito de representar o espírito olímpico, com características como: paixão, perseverança, amizade e entendimento mútuo; para ativamente engajar o público. O processo de criação começou em 8 de agosto de 2018 e avaliou mais de 5.800 propostas de design da China e do exterior.

Significados

O panda gigante, é frequentemente visto como um símbolo da China. Em sua cabeça, o capacete representa a neve e o gelo dos esportes de inverno. E o nome “Bing Dwen Dwen” é uma junção de vários significados no idioma chinês. A palavra “Bing”, que significa gelo, e “Dwen Dwen”, que quer dizer forte e alegre.

Já a lanterna com aparência de bebê simboliza a safra, o calor e a luz. No nome “Shuey Rhon Rhon”, “Shuey” significa neve e “Rhon Rhon” representa um duelo entre resistência e integração.