O Liverpool sofreu neste sábado, mas balançou as redes no fim e garantiu a vitória sobre o Newcastle por 3 a 2, mantendo-se na briga pelo título do . Fora de casa, no estádio St. James Park, os comandados do técnico Jürgen Klopp contaram com um gol aos 40 minutos do segundo tempo para assegurar mais um triunfo.

O Liverpool chegou aos 94 pontos, contra 92 do Manchester City, que ainda enfrentará o Leicester City na segunda-feira, em casa, no encerramento desta penúltima rodada do Inglês. Se tivesse tropeçado neste sábado, o Liverpool poderia ver o rival garantir o título ainda nesta rodada. Com o triunfo, adiou a definição para a última rodada da competição.

A nota negativa do jogo para o time de Klopp foi a lesão sofrida por Salah na metade do segundo tempo. O atacante se chocou com o goleiro Martin Dubravka e deixou o gramado de maca e chorando. Tornou-se, portanto, dúvida para o jogo da volta da semifinal da Liga dos Campeões, contra o Barcelona, na terça-feira.

Ainda sonhando com o título inglês, o Liverpool tem chances remotas de avançar à grande final da Liga dos Campeões porque levou 3 a 0 do time espanhol no jogo de ida, na quarta-feira passada. Somente um triunfo por quatro gols de diferença, no Anfield Road, fará o Liverpool alcançar a final europeia pelo segundo ano seguido.

Para este jogo, o Liverpool chegará motivado pelo triunfo sobre o Newcastle, apesar do sufoco sofrido neste sábado. A partida começou com facilidade graças ao gol dos visitantes aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio na área, o zagueiro Van Dijk surgiu livre na área e cabeceou com facilidade para as redes.

Sete minutos depois, o Newcastle buscou o empate. Um levantamento na área culminou em chute de Rondon na pequena área diante do gol praticamente livre. Alexander-Arnold “defendeu” com o cotovelo. O árbitro deu a vantagem para o time do ataque quando a bola sobrava para Atsu só finalizar para as redes com tranquilidade.

Na sequência, o time da casa quase virou ao acertar o travessão aos 25. O alívio para a torcida do Liverpool veio dois minutos depois. Alexander-Arnold cruzou da direita, em sua 11ª assistência na temporada, e Salah, quase sem marcação, escorou para as redes.

No segundo tempo, o Liverpool começou melhor e impôs pressão. Só não marcou o terceiro porque Sturridge desperdiçou grande chance na área. Sem aproveitar suas chances, o visitante viu o Newcastle empatar novamente. Aos 8, Rondon recebeu livre dentro da área e encheu o pé para marcar belo gol, empatando novamente o duelo.

O empate assustou o time visitante, que ainda perdeu o artilheiro da temporada logo na sequência, em razão de problema físico. Com a obrigação de vencer, Klopp passou a trocar homens da defesa por atacantes. E a estratégia deu certo aos 40, quando Xherdan Shaqiri cobrou falta na área e Origi dividiu no alto para desviar para as redes, mantendo as esperanças de título do Liverpool.

CARDIFF CITY É REBAIXADO – Antes do grande duelo do dia, o Cardiff City foi rebaixado na competição ao ser batido por 3 a 2 pelo Crystal Palace, diante de sua torcida. Wilfried Zaha, Michy Batshuayi e Andros Townsend anotaram os gols dos visitantes, que chegaram aos 46 pontos, na 12ª colocação.

Já o Cardiff City estacionou nos 31 pontos e não tem mais como escapar do rebaixamento, decretado neste sábado. O time é o 18º e antepenúltimo colocado da tabela.