A edição 2019 do sul-mato-grossense de futebol começou neste sábado (19) com três partidas. Comercial e Serc de Chapadão do Sul se enfrentam no estádio Morenão, em Campo Grande. A partida de estreia é marcada pelo novo mascote do Colorado, uma equipe de gandulas femininas e família que dribla a falta de incentivo no esporte para comparecer no estádio.

Antes do início da partida na Capital, time de crianças do sub9 do Comercial entrou em campo. A disputa dos pequenos levou várias famílias ao estádio, que aproveitaram para permanecer nas arquibancadas e aproveitar o jogo do time profissional.

Mesmo grávida de 7 meses, a dona de casa Lilian Soares Passos, de 28 anos, foi ao estádio com toda família acompanhar o filho Thiaguinho, de 8 anos. Ela conta que a expectativa para o jogo principal é grande, e que não pensou duas vezes em ir ao estádio. “A segurança é boa, não tem perigo e o importante pra gente é dar apoio a todos os jogadores.

Começa Estadual 2019: novo mascote, mulheres gandulas e família no Morenão
Foto: Marcos Ermínio

O pensamento é compartilhado pela professora de Educação Física, Priscila Sabatina, que foi acompanhar o filho de 9 anos, o Matheus, também na partida das crianças. “Todo ano venho assistir o Estadual, a festa é bonita, o que falta é incentivo”.

Outra família que se reuniu no Morenão é do músico Hugo, que levou vários parentes para o estádio incentivado, principalmente, pelo filho de 19 anos, que aprendeu a acompanhar o Comercial depois de ver muitos jogos pela televisão. “Apaixonamos pela forma sofrida que o time conquista as coisas”.

Agora são elas

Outra curiosidade da partida deste sábado foi a equipe de gandulas, os profissionais responsáveis por repor as bolas para o campo durante a partida. No jogo de hoje, as seis gandulas são mulheres do time feminino do Comercial.

Começa Estadual 2019: novo mascote, mulheres gandulas e família no Morenão
Foto: Marcos Ermínio

De 17 a 32 anos, todas se preparam fisicamente ao aceitarem o convite do clube. Com o foco no profissionalismo para atuar durante os 90 minutos, elas torcem, também, por mais reconhecimento entre as mulheres que tentam fazer do futebol uma profissão.

“Infelizmente a mulher no futebol é discriminada, nós queremos mostrar a todos que o trabalho no futebol também é coisa de mulher”, dispara Fabiana, de 32 anos.

Lobo-guará comanda festa

E para dar o toque final à festa deste sábado, o Comercial apresentou aos torcedores o novo mascote, um logo-guará colorado. A iniciativa partiu dos torcedores, e foi tão bem aceita que o mascote já entrou com os jogadores em campo na primeira partida de hoje.

O torcedor integrante de uma torcida organizada do time da Capital, João Babal, conta que os torcedores se mobilizaram para atrair a nova geração aos estádios. “Parece que os torcedores de hoje em fia estão sem esperança no time, mas estamos mostrando que há chances de ganhar o campeonato”, completa o torcedor.

Para acompanhar a partida de hoje, os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia.