A aquidauanense Talita, que compete por Alagoas, ficou em quinto lugar da etapa quatro estrelas de Xiamen, na , pelo Circuito Mundial de 2019, ao lado da cearense Tatiana, que terminou neste domingo (28).

A competição contava pontos para as Olimpíadas, e a somou 480 pontos na corrida para alcançar uma vaga. Na corrida olímpica do Brasil, apenas os eventos de quatro e cinco estrelas do Circuito Mundial, além do Campeonato Mundial, são contabilizados para o ranking, cada um com seu peso. Além disso, os times terão uma média dos 10 melhores resultados obtidos, podendo descartar as piores participações no tour. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

Na etapa que foi encerrada neste domingo, as campeãs foram a dupla Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE). Na decisão, superaram as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0 (25/23, 26/24), em 42 minutos. A campanha das brasileiras, que saíram do classificatório, contou com sete vitórias em sete jogos e nenhum set perdido sequer.

A etapa foi a primeira a contar pontos para a corrida olímpica brasileira no naipe feminino. Com isso, Ana e Rebecca saem na frente na disputa, somando 800 pontos pela primeira colocação.

O bronze da etapa de Xiamen ficou com as australianas Taliqua Clancy e Artacho Del Solar, que superaram as norte-americanas Sara Hughes e Summer Ross por 2 sets a 0, completando o pódio.

As outras duplas brasileiras que participaram da competição foram: Ágatha/Duda (PR/SE), que ficaram em nono e somaram 400 pontos; Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) anotaram 320 pontos pela 17ª posição; e Fernanda Berti/Bárbara (RJ) ficaram em 25° e anotaram 240 pontos.

A próxima etapa do Circuito Mundial 2019 que contará pontos para a corrida olímpica será no Brasil, em Itapema (SC), de 15 a 19 de maio. Antes, porém, algumas duplas brasileiras do naipe masculino disputam o torneio três estrelas em Kuala Lumpur, na Malásia, de terça-feira (30) até sábado (4). (Com assessoria)