A manhã deste domingo (4) foi marcada pela 1ª Corrida do Perpétuo Socorro em comemoração ao aniversário do Santuário em Campo Grande. O evento contou com o total de 300 inscritos que competiram nas categorias 5 km, Idosos Caminha 2 Km, Idosos Corrida 5 Km e Pessoas com Necessidades Especiais 5 Km.
Os primeiros lugares feminino e masculino da corrida principal, de 5 Km, levaram o prêmio de R$ 600 cada. O atleta mais idoso, de 82 anos, também foi gratificado com uma medalha de participação.
Os competidores largaram, às 8h, da frente do Santuário, passaram pela Avenida Noroeste até chegarem na Rua Alexandre Farah. O trajeto não convencional foi aprovado pela comerciante Vania Espíndola que fez questão de participar do evento.
“O tempo ajudou muito e eu também gostei do trajeto porque foi diferente, não passou pela Afonso Pena.”
Helton Cardoso, um dos organizadores da Corrida, garante que a disputa deve ganhar novas edições, já que os fieis elogiaram a iniciativa, mas a coordenação ainda deve ajustar quando será a próxima data.
História
A igreja foi inaugurada no dia 3 de agosto de 1941. Mas a paróquia teve início dois anos antes, em 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.
Os projetos originais são datados de 9 de novembro de 1939, segundo o documento do processo de tombamento do Santuário como patrimônio histórico e cultural do município. Mas a construção da igreja teve início em 1940, conforme a data entalhada na Pedra Fundamental da Igreja, localizada a esquerda de quem entra no Santuário.
A igreja é considerada uma das mais belas do Estado e os estudos arquitetônicos mostram que foi inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (Itália).