Pular para o conteúdo
Esportes

Com VAR, jogos da Copa da Rússia têm 4 minutos extras em relação a 2014

Para além dos esquemas táticos e grandes craques, há um fenômeno que chama atenção na Copa do Mundo da Rússia: os jogos estão durando mais tempo. Contando primeira fase e oitavas de final, sem somar o tempo de prorrogação em Espanha x Rússia, Croácia x Dinamarca e Colômbia x Inglaterra, a média de duração das […]
Arquivo -

Para além dos esquemas táticos e grandes craques, há um fenômeno que chama atenção na da Rússia: os jogos estão durando mais tempo.
Contando primeira fase e oitavas de final, sem somar o tempo de prorrogação em Espanha x Rússia, Croácia x Dinamarca e Colômbia x Inglaterra, a média de duração das partidas é 3 minutos e 23 segundos superior a toda a Copa de 2014. O futebol da atual edição do Mundial não cabe em 90 minutos.
O aumento da duração das partidas em 2018 para a média de 98 minutos e 23 segundos (como se fossem mais de quatro minutos de acréscimo em cada tempo) não é por acaso: parte de uma orientação da comissão de arbitragem da Fifa aos árbitros em razão da implantação do VAR, o árbitro de vídeo.
Como é novidade na Rússia, a medida ainda demanda tempo para assimilação pelos envolvidos nos jogos. A ideia é que os árbitros sejam pacientes e precisos nos acréscimos, para evitar reclamações e permitir adaptação às novas linguagens do jogo.
Até agora foram 56 partidas disputadas na Rússia. A mais curta foi a vitória da Bélgica por 1 a 0 sobre a Inglaterra, com 93 minutos e 18 segundos de duração -as duas seleções já estavam classificadas na primeira fase e disputavam somente a liderança do Grupo G.
A mais longa foi a classificação da própria Inglaterra sobre a Colômbia, pelas oitavas de final, com 133 minutos e 30 segundos. Sem prorrogação, o jogo mais longo foi Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha, partida que eliminou os atuais campeões mundiais em 102 minutos e 26 segundos de disputa.
A partida entre coreanos e alemães, aliás, mostra uma das consequências de partidas mais longas: há mais gols marcados no fim, como os de Kim Young-Gwon e Ju Se-Jong, aos 47min e 50min do segundo tempo. Ao todo, até agora, são 18 gols feitos nos acréscimos do segundo tempo, aproximadamente 12% dos 146 da Copa do Mundo.
Cheryshev e Golovin (Rússia), Bouhaddouz (contra, para o Irã), Harry Kane (Inglaterra), Rakitic (Croácia), Khazri (Tunísia), Son Heung-Min (Coreia do Sul), Toni Kroos (Alemanha), Salem (Arábia Saudita), Iago Aspas (Espanha), Ansarifard (Irã), Sommer (contra, para a ), Aguero (Argentina), Chadli (Bélgica), Yerri Mina (Colômbia) e o brasileiro Neymar são os outros artilheiros dos acréscimos na Copa da Rússia. O camisa 10 da seleção marcou aos 49min do segundo tempo contra a Costa Rica, ainda na primeira fase.
Além dos gols nos acréscimos, há impactos físicos e estratégicos como consequência de partidas mais longas. De acordo com dados da Fifa e do Footstats, os jogadores dão menos arrancadas e têm velocidade mais baixa após 40 minutos do segundo tempo. O esgotamento físico é inevitável.
Também há um número elevado de substituições nas equipes neste período -restando às vezes até 10 minutos pela frente, os treinadores ainda querem mudar a história dos jogos. Foram 64 alterações de última hora em 56 partidas.
Para quem já cansou de ouvir dos boleiros e treinadores que depois dos 40 do segundo tempo não é para ter mais jogo, a Copa do Mundo da Rússia deixa seu recado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Ação com fumacê visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil

Polícia

Mais vítimas aparecem e pai de santo é denunciado por abuso sexual contra menores

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado

Mundo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Lei foi sancionada mesmo com negativa dos ucranianos