Vettel e Hamilton se envolveram em toques
A F1 coroou mais um campeão mundial neste domingo. Mesmo que tenha tido atuação repleta de contratempos no GP do México, Lewis Hamilton garantiu matematicamente seu tetracampeonato em 2017, já que Sebastian Vettel foi apenas o quarto colocado.
A prova no Hermanos Rodriguez teve seu lance fundamental nos metros iniciais. Max Verstappen, Vettel e Hamilton se envolveram em toques ainda nas primeiras curvas durante a disputa pela liderança, o que jogou os dois protagonistas do campeonato para o fundo do pelotão.
O alemão da Ferrari fez boa prova de recuperação, mas precisava ficar entre os dois primeiros para se manter vivo na disputa. Assim, Hamilton, mesmo fechando em nono, igualou o número de títulos mundiais de Alain Prost e do próprio Vettel.
Verstappen venceu a prova sem grandes sustos, praticamente de ponta a ponta. Valtteri Bottas foi segundo colocado, à frente de Kimi Raikkonen. Felipe Massa também enfrentou contratempos e foi o 11º colocado.
A corrida
Vettel manteve a ponta no arranque, mas sofreu o ataque de Verstappen por fora na aproximação da curva 1. O holandês mergulhou com agressividade e o alemão não recuou, o que resultou em um toque na tomada para a segunda curva.
Ali, houve o primeiro dano na asa dianteira de Vettel. Hamilton aproveitou a confusão para ganhar terreno, mas foi tocado por um Vettel que ainda tinha dificuldades. Assim, o inglês da Mercedes sofreu um furo em seu pneu traseiro direito.
Ambos os favoritos tiveram de fazer pitstops prematuros para reparos, de modo que ocupavam as duas últimas posições do pelotão nos giros iniciais. Carlos Sainz e Massa também fizeram uma parada cedo – o brasileiro sofreu um furo lento no pneu dianteiro direito.
Verstappen aproveitou o momento para disparar na frente, abrindo vantagem confortável para Bottas, que vinha a seguir. Já Ocon, Hulkenberg, Pérez e Raikkonen vinham relativamente próximos na disputa por uma posição de pódio.