Esportes

Brasil e Argentina terá transmissão exclusiva da TV-E em MS

Acordo foi celebrado no final do junho 2015

Diego Alves Publicado em 06/06/2017, às 20h51

None

Acordo foi celebrado no final do junho 2015

A CBF e a TV Cultura entraram em acordo para a transmissão dos amistosos da seleção brasileira em Melbourne, contra Argentina (dia 9) e Austrália (dia 13). O anúncio oficial foi feito pela emissora estatal paulista, nesta última sexta-feira (2). Brasil e Argentina terá transmissão exclusiva da TV-E em MS

De acordo com o diretor presidente da TV-Educativa de MS, jornalista Bosco Martins: “ Aqui no MS graças ao acordo firmado entre TV Cultura de São Paulo e a emissora educativa do governo de Mato Grosso do Sul, logo no início de governo poderemos assistir os jogos com exclusividade da seleção Brasileira, ” destacou.  O termo do acordo engloba a transmissão de programas da emissora paulista na TV Educativa, cobertura jornalística e coprodução de programas”.  

Assinada pelo Governador Reinaldo Azambuja e pelo presidente da TV-Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça, a parceria “contempla ainda cooperação técnica e agora possibilitará a retransmissão esportivas, incluindo agora os jogos da seleção brasileira, com exclusividade no MS, para o canal estatal do governo, ” disse o jornalista. 

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, esta é uma parceria que só tem a acrescentar para as duas emissoras, “ foi uma relação de mão dupla, boa para a TV-E e boa para a TV Cultura. Ganha a programação em si e ganha o público, que terá ainda mais conteúdo de qualidade à sua disposição, ” reforçou o governador, quando da assinatura do acordo.

Com a parceria, a programação da TV Cultura e os jogos do Brasil estarão sendo retransmitidos para os municípios de MS onde tem sinal da TVE: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Jardim, Bonito, São Gabriel, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia. A emissora publica de MS já adiantou suas autorizações junto ao Ministério de Comunicações Ciência e Tecnologia   e já com autorização para funcionar e instalar em mais 31 municípios de MS, o que representa mais de 80% da população do Estado, quando o processo de digitalização tiver finalizado.                       

O acordo foi celebrado no final do junho 2015, em encontro entre na sala de reunião do governador entre   o gerente responsável pela rede de emissoras afiliadas, Fábio Borba; o presidente da TV-E, Bosco Martins; o presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, Marcos Mendonça, Eduardo Riedel, Secretário de Governo, Athayde Nery, Secretário de Cultura e Cidadania e o Governador, Reinaldo Azambuja.

Ainda em Mato Grosso do Sul será possível assistir os jogos do Brasil, na TV-E/Cultura, pelo canal aberto 4, canal 15 da NET ou em todo estado pelo PortalE que retransmite ao vivo a programação da TV-E/Cultura. 

O jornalista Bosco Martins disse que emissora emitiu um informativo às conveniências e bares que retransmitem futebol, de como sintonizar através do portal para retransmissão dos jogos: www.portaldaeducativa.com.br. A TV-E/Cultura retransmitirá nestes canais em MS, os dois próximos jogos amistosos da Seleção Brasileira de Futebol, ambos realizados em Melbourne, na Austrália.

Os jogos terão a narração de Nivaldo Prieto e comentários de Pelé e Denílson. Os confrontos serão realizados na sexta-feira (9/6), contra a Argentina, e terça-feira (13/6), diante da Austrália. Devido aos direitos de transmissão, os jogos só poderão ser exibidos simultaneamente com a TV-E/Cultura. A TV-E/Cultura reprisarão os jogos no mesmo dia da transmissão, por volta das 18:15h (até às 20:15h horário de Mato Grosso do Sul).

Cobertura nacional

Outros 23 estados brasileiros recebem o sinal da TV Cultura. A cidade mais recente que passa a ter acesso à sua programação é Juiz de Fora, na zona da Mata Mineira. Em Goiás, o balneário turístico de Caldas Novas é mais um município recente a ter acesso à sua programação. Presente nas cinco regiões brasileiras, hoje as atrações da TV Cultura chegam a mais de 2 mil municípios e conta com 90 emissoras afiliadas e retransmissoras. Dentro desse quadro, cerca de 123 milhões de pessoas têm acesso ao seu sinal em canal aberto.

Os Amistosos da Seleção que serão transmitidos pela TVE-MS
Sem a Rede Globo, com a qual não entrou em acordo financeiro para a exibição das partidas, a entidade se estruturou para mostrar os jogos em seu canal na internet, a CBF TV, e comprou horário na grade de programação da TV Brasil e TV CULTURA, cabeças de rede da TVE-MS. 

O narrador Nivaldo Prieto e o ex-jogador Denílson foram contratados para trabalhar nas transmissões dos amistosos deste mês pela CBF TV. Eles vão atuar com Pelé, a principal atração da estreia do projeto de comunicação da entidade, que prevê a produção e a exibição dos jogos da seleção nacional. Prieto é narrador na Fox Sports. Já Denílson, campeão mundial com o Brasil em 2002, é comentarista na Bandeirantes.

A CBF tentou contratar Maradona para comentar a primeira partida, mas não houve acerto. O argentino alegou compromissos com o seu time nos Emirados Árabes Unidos. A entidade não revela os valores pagos a Prieto e Denílson. Já Pelé ganhará R$ 400 mil pelos dois jogos.

O clássico contra a Argentina marcará a mudança nas transmissões das partidas da seleção. A partir de agora, a CBF vai comprar horário em canais para exibir com equipe própria os jogos da seleção. Até o ano passado, a Globo transmitia com exclusividades todos os amistosos do time nacional. A base da transmissão será o estúdio da CBF, que funciona na sede da entidade, no Rio. Lá, Pelé, Prieto e Denílson vão trabalhar.

A iniciativa segue um modelo existente no exterior. Clubes e ligas já começam a produzir seus próprios eventos. Os dirigentes acreditam que vão arrecadar mais ao vender os seus produtos diretamente aos anunciantes nas mais diferentes plataformas.

Jornal Midiamax