Pular para o conteúdo
Esportes

Tocha Olímpica recebe as bênçãos do Cristo e percorre ruas da zona sul da cidade

Cerimônia começa nesta sexta
Arquivo -

Cerimônia começa nesta sexta

Percorrendo o país ao longo dos últimos 95 dias, a Tocha Olímpica termina hoje (5) a viagem que começou no último dia 3 de maio. Um dos principais símbolos das Olimpíadas, a chama amanheceu sob os braços abertos do Cristo Redentor, onde chegou pelas mãos do cardeal arcebispo da cidade, dom Orani Tempesta, em solenidade que contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes e do padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor.

Na sequência, a tocha deu início ao último dia do revezamento pelas mãos da ex-jogadora Isabel – que disputou as olimpíadas de Moscou (1980) e de Los Angeles (1984). Ela não resistiu à emoção e chorou ao receber a tocha.

Do Cristo, a chama olímpica seguiu para o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio. Nos jardins do Palácio, dois servidores mais antigos da prefeitura, Gyleno dos Santos, de 79 anos, e Idalício Oliveira Filho, de 88, fizeram o “beija chama” – momento em que a tocha passa da mão de um para o outro. Além de garçon, Gyleno coordena na prefeitura o projeto Nó da Dança, que ensina dança de salão aos funcionários da casa, atividade que “relaxa e mantém a mente ativa”, ressaltou ele, ainda emocionado pela oportunidade.

“Nestas horas a gente retrocede no tempo, nos anos de trabalho, nestes 34 anos vividos no interior do palácio servindo os prefeitos. Estou aqui desde 1982, quando servia o prefeito Jamil Hadad, o primeiro a quem atendi. Este momento para mim é o coroamento de toda uma vida. Eu realmente estou muito emocionado”, disse com lágrimas nos olhos.

Discreto, o jornalista Idálio Oliveira Filho, deixou a solenidade sem falar com os jornalistas. Ele chegou à prefeitura há 39 anos para chefiar o Centro de Comunicação. Até os dias de hoje, Idalício mantém o hábito da redigir suas matérias em uma antiga máquina de escrever Remington, que mantém sempre lubrificada e em pleno funcionamento.

Roteiro

Do Palácio da Cidade, a tocha olímpica seguiu pelas ruas e avenidas da zona sul da cidade pelas mãos de outro jogador de vôlei: Dante Amaral. De lá passou pelos bairros Humaitá e Botânico até chegar à Gávea. Seguiu então, pelas mãos do ator e comediante Fabio Porchat e da triatleta Fernanda Keller para o bairro de São Conrado. Depois de descer a Niemeyer passando pelas mãos de personalidades do meio artístico, esportivo e da sociedade civil, o simbolo olímpico chegou ao Leblon e vai passar pelas avenidas da orla da zona sul do Rio até o bairro de Copacabana.

Ao longo do percurso a tocha vai passar pelas mãos de Helô Pinheiro, a Garoto de Ipanema; Evandro Mesquita; Jacqueline Silva, que disputou as olimpíadas pelo vôlei de quadra em Moscou (1980) e Los Angeles (1984) e conquistou a medalha de ouro olímpica pelo vôlei de praia, em Atlanta 1996.

Ao concluir o percurso de cerca de 30 quilômetros pela cidade do Rio e, depois de passar pelo Pão de Açucar, o último ponto divulgado pelo qual a tocha olímpica vai passar será o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

Por fim, o ponto alto do revezamento está mantido em sigilo pela organização dos Jogos: a chama vai para o estádio do Maracanã onde acenderá a pira olímpica, durante a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Rio 2016, prevista para começar às 20h.

Nos últimos 95 dias, a tocha Olímpica passou pelas mãos de 12.494 condutores, percorreu 26 mil quilômetros por terra e visitou 325 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia apreende droga e contrabando avaliados em R$ 1,4 milhão em Ponta Porã

Moradores oficiam DNIT e resolvem adiar manifesto contra ‘poeirão’ causado por caminhões

4 Melhores sites para comprar seguidores no Instagram

Polícia busca suspeitos de emboscada que terminou com homem baleado nas costas

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Bolsonaristas marcam segundo ‘adesivaço’ em Campo Grande para pedir anistia e ‘Fora Moraes’

Últimas Notícias

Loterias

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

As dezenas sorteadas nesta quinta-feira foram: 14 – 24 – 36 – 44 – 46 – 54

Transparência

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Edital reforça que não haverá segunda chamada. Concurso foi marcado por reprovação de 100% dos candidatos antes de recursos

Esportes

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

O Brasil segue firme na busca pelo título inédito da competição e enfrentará o Japão na próxima fase, no sábado (26)

Brasil

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Decisão do TJDFT muda sentença da primeira instância