Derrota foi por 2 sets a 1

A dupla brasileira de vôlei de praia formada por Pedro Solberg e Evandro perdeu, neste sábado (13), para os russos Nikita Liamin e Dmitri Barsuk, e foram eliminados nas oitavas de final do torneio olímpico. A derrota se deu por 2 sets a 1 (16/21, 21/14 e 15/10).

Os próximos adversários dos russos já estão decididos: Paolo Nicolai e Daniele Lupo, que formam última dupla italiana viva na competição. A partida será na segunda-feira (15).

“Aconteceu, e aconteceu por alguns erros nossos”, almentou Pedro, na saída da arena, em entrevista ao SporTV.  “Paciência, o vôlei de praia tem ficado muito competitivo. Espero que continuem apoiando a gente”, disse, sobre a torcida.

Evandro acrescentou: “Foi muito legal jogar ao lado da torcida brasileira, nunca vou esquecer na minha vida. O que fica de ruim é só a derrota. Minha virada de bola hoje foi muito fraca. Temos que segurar a onda agora e vida que segue”.  

A primeira parcial terminou com liderança brasileira de ponta a ponta. A chave do bom momento foi o bloqueio dos anfitriões – quatro ao longo do set. O jogo, até então fácil, animou o público na arena de Copacabana, que vibrava a cada lance, orquestrados pelo “maestro” Solberg. 

Mas o desenho do duelo mudou na sequência. Com boa leitura dos erros da primeira parcial, os russos voltaram à ativa evitando encarar o bloqueio de Pedro e Evandro. Funcionou. Pela primeira vez conseguiram passar à frente no marcador, e a partir do 13º ponto do set deslancharam, aproveitando erros sucessivos dos donos da casa. 

No tie-break, parcial decisiva que vai a 15 pontos, os brasileiros saíram na frente, mas vacilaram pouco depois. Os russos, contando com a sorte de uma bola que beijou a rede e caiu do outro lado, assumiram vantagem de três pontos em um 6 a 3, que se mostrou irreversível.

Campanha ruim é detonada por russos estratégicos

A campanha de Pedro Solberg e Evandro foi decepcionante na Rio-2016. Foram duas derrotas nas duas primeiras rodadas, e a classificação só aconteceu no sufoco, após vencerem Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, da Letônia, por 2 sets a 1, no encerramento da fase de grupos.

A fim de dar outro rumo à caminhada no Rio de Janeiro, os brasileiros voltaram às areias de Copacabana para o início do mata-mata. Foram bem na primeira parcial, especialmente por causa dos bloqueios de Solberg, mas sucumbiram à rápida mudança de estratégia russa. Foram eles, na sequência da partida, que abusaram dos bloqueios. 

Nikita Liamin e Dmitri Barsuk passaram a evitar bolas de força e optaram por “largadinhas”. Foi o suficiente para driblar a defesa de Solberg e Evandro, justamente o ponto fraco do time. No ataque, no entanto, a dupla anfitriã seguiu apostando em investidas fortes, e os adversários se encontraram nos bloqueios – foram quatro nos últimos dois sets.