Pular para o conteúdo
Esportes

Robson Conceição deixa campeão mundial para trás no caminho até o ouro inédito

Bronze já está garantido
Arquivo -

Bronze já está garantido

O boxeador Robson Conceição tinha uma pedreira no meio do caminho até a sua primeira final olímpica. E ela atendia pelo nome de Lazaro Jorge Alvarez. O cubano, adversário na semifinal da categoria até 60kg, trouxe para dentro do ringue um currículo de peso e uma dose extra de rivalidade: ele aparece como líder do ranking mundial, é bicampeão mundial da categoria, campeão pan-americano e foi medalhista de bronze em 2012, quando lutou uma categoria abaixo (até 56kg).

O combate seria também uma espécie de tira-teima do duelo particular entre os dois. Alvarez bateu o brasileiro na final do Campeonato Mundial de 2013, no Cazaquistão, quando se tornou o melhor boxeador amador do mundo pela primeira vez. Na revanche, no Campeonato Continental do ano passado, disputado na Venezuela, Robson deu o troco e venceu o de forma unânime. Na terceira vez que se cruzaram, agora valendo uma vaga para a grande decisão, a rivalidade acabaria sendo levada a um outro nível.

Com a medalha de bronze garantida – não há disputa pelo terceiro lugar no , e os dois atletas que perdem as semifinais dividem o terceiro lugar no pódio –, Robson estava a uma vitória de igualar a melhor campanha da história do boxe brasileiro. Chegando à final e assegurando a prata, ele repetiria o resultado do meio-pesado Yamaguchi Falcão, prata em Londres e hoje boxeador profissional.

Reviravolta

Robson ganhou a luta no último assalto. Foram dois rounds equilibrados – com vitória do cubano no primeiro e do brasileiro no segundo. Mesmo com o supercílio aberto e tendo que parar duas vezes durante o combate para estancar o sangramento, Robson cresceu no minuto final do terceiro round encaixou uma sequência de golpes que lhe garantiu a vitória unânime: “Senti que eu podia fazer mais muito mais e ir para cima. Aí eu parei com ele e resolvi ver se ele era tudo isso mesmo. E essa foi a grande virada da luta”.

“Mostrei hoje muita técnica e vontade de lutar. Minha garra foi o diferencial para essa vitória, e consegui levar vantagem na trocação”, explica o finalista olímpico. “Agora é manter o pé no chão, a humildade e o foco. Vou descansar e me concentrar para a próxima luta”. Robson admite que ainda não “caiu a ficha” sobre a possibilidade de levar a primeira medalha de ouro da história nacional do esporte. “Estou muito concentrado e com muita vontade de buscar o ouro”.

A luta ganhou ares de final antecipada a colocar frente a frente atletas dominantes nesta faixa de peso, mas Robson não acredita que este tenha sido a luta mais difícil até aqui: “Todas as lutas estão sendo complicadas, porque temos aqui os 28 melhores boxeadores do mundo. Todos estão bem preparados, mas acho que eu treinei muito mais que eles. Essa é a hora de buscar algo a mais”, afirma. “A gente estava empatado em um a um, e chegou a hora de desempatar. O apoio da torcida, me incentivando e mandando eu ir para cima, foi fundamental”.

Ânimos acirrados

Uma discussão entre as duas comissões técnicas, logo após a divulgação do resultado final, provou que Brasil e Cuba agora se enxergam como rivais no boxe. O treinador da seleção olímpica de boxe, Cláudio Aires, foi xingado pelos treinadores de Alvarez e coube ao próprio Robson colocar panos quentes na confusão. “Teve um bate-boca sim. Isso acontece porque estava todo mundo exaltado. A gente era amiguinho quando o Brasil perdia sempre. Agora a gente ganha lutas e eventos importantes e esse é o problema. Eles acham que vão ganhar do Brasil sempre, mas não vão mais não”, ironiza o técnico de Robson, Mateus Alves.

Robson conta que tem uma relação cordial com a maioria dos cubanos, mas Alvarez é exceção. “O cubano é muito marrento. Os outros são muito humildes, e independente do resultado, sempre falam e brincam com a gente. Ele é totalmente diferente. Mas hoje ele teve o que merecia”.

Promessa à filha

Depois de cair logo na luta de estreia nas duas últimas Olimpíadas, Robson Conceição agora só precisa derrubar mais um adversário para entregar o presente que prometeu à filha Sofia, que completa dois anos na próxima sexta-feira (19): o ouro olímpico. O mongol Otgondalai Dorjnyambuu e o francês Sofiane Oumiha fazem a outra semifinal e poderão ter o brasileiro e sua enorme torcida pela frente.

“São dois atletas muito bons. Já lutei contra o da Mongólia umas quatro vezes, com duas vitórias para cada lado. Se for ele, essa é a hora de ver quem vai vencer. Nunca lutei com o da França e não o conheço, mas se ele está na semifinal, sei que ele não é besta”, diverte-se. “Mas hoje, brigamos de igual para igual com quem vier”. O último passo de Robson Conceição será dado na final desta terça-feira, a partir das 19h15.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Madrugada pode ter tempestade com granizo em Mato Grosso do Sul, alerta Inmet

vereador indenização axilas pelos

Ex-vereador terá que pagar R$ 20 mil por expor pelos da axila de moradora em Campo Grande

Casamento comunitário reúne 45 casais no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Com 25 vagas, Energisa abre inscrições para curso gratuito de Eletricista de Redes

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

eventos astronômicos

De alinhamento planetário a chuva de meteoros, espetáculos do céu serão visíveis em MS

Operação ‘Shamar’ começa nesta sexta-feira e vai até setembro

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Miley Cyrus promete surpresa para os 20 anos de “Hannah Montana”

Miley Cyrus quer celebrar em grande estilo os 20 anos da estreia de Hannah Montana, série que marcou o início de sua carreira. Em entrevista ao programa TikTok Radio, da rádio SiriusXM, a cantora revelou que pretende criar algo especial para comemorar o marco em 2026. “Quero criar algo realmente especial para o programa, porque … Continued

Transparência

Justiça mantém condenação de médico que cobrava de pacientes do SUS e humilhou mulher

Médico reclamou para paciente que o SUS paga apenas R$ 24 para 'colocar a mão no útero de uma mulher do tamanho dela'

Famosos

Mart’nália posta foto seminua para homenagear Ney Matogrosso: ‘delícia’

"Isso não é uma foto, é uma mensagem ao mundo", comentaram internautas na foto de Mart'nália

Polícia

VÍDEO: Família acusa vizinho de arrastar e agredir adolescente com barra de ferro em Campo Grande

Homem tentou atropelar adolescentes com caminhonete