​Concursos, capoeira e feiras também ocorrerão no local

​A , agora será polo de caminhada orientada e alongamento, após reinauguração. As aulas serão oferecidas gratuitamente à população todas as segundas, quartas e sextas-feiras das 18h15 às 19h15.
 
A atividade iniciada pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), compreenderá toda a extensão da orla, que tem 900 metros. Sairá da Avenida Mato Grosso esquina com a Calógeras e seguirá até a Avenida Afonso Pena, quando retornará ao ponto de partida. Na ocasião os participantes receberão alongamento no inicio e no fim.

SEGURANÇA E FEIRAS
 
A ocupação da Orla Ferroviária também conta com participação ativa de várias secretarias municipais como a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança) que vai fazer o patrulhamento permanente no local, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) com a feira de Orgânicos e feira de Antiguidades e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) com palestras ambientais.

ARTESANATO E CAPOEIRA

A Semju (Secretaria Municipal da Juventude) ficou a promoção de aulas de artesanato e capoeira, além de um concurso de grafite, por meio do qual serão os 10 melhores para fazerem parte do cenário da Orla Ferroviária. As inscrições foram abertas no dia 15 e se encerrarão no dia 31 de agosto e poderão ser feitas pelo site da secretaria no endereço: http://www.pmcg.ms.gov.br/

A Fundac (Fundação Municipal de Cultura) promoverá feiras de artesanato e apresentações de fanfarras. Já a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) fará acompanhamento social e também utilizará o local para fazer panfletagem das diversas ações de conscientização que desenvolve ao longo do ano, entre as quais de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

SOM E BANHEIROS QUÍMICOS

Para a Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) ficou a responsabilidade de viabilizar toda a estrutura de som e banheiros químicos. Para que o local voltasse a ter condições de uso, a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fez a manutenção da iluminação, da pavimentação e limpeza de toda a área.