Barulho das turbinas podem tirar a concentração

Por causa das competições de vela na Baía de Guanabara, que margeia o Aeroporto do Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, a Secretaria de Aviação Civil informou que, a partir de hoje e até 18 de agosto, estão suspensos os voos entre 12h40 e 17h10 no terminal.

Os cerca de 60 voos que deveriam passar pelo Santos Dumont serão desviados para o Aeroporto do Galeão/Tom Jobim.

É que o barulho das turbinas dos aviões pode tirar a concentração dos velejadores.

Para diminuir o impacto, o horário de funcionamento do aeroporto será ampliado tanto para pousos como para decolagens, para a aviação executiva e também para táxi-aéreo, de 23h às 5h59. O horário de abertura não foi alterado.

Aterro do Flamengo

A pista da direita do Aterro do Flamengo, no sentido Centro, será também interditada para deslocamento e desembarque dos atletas que irão competir na Marina da Glória

Segundo informações do secretário-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Pedro Junqueira, com a interdição da pista do Aterro, pela primeira vez, hoje, todas as intervenções olímpicas estarão implementadas.

“O início da competição de vela na Marina da Glória levará ao fechamento da faixa da direita do Aterro do Flamengo [sentido centro] para embarque e desembarque de atletas e delegações. Hoje é o primeiro dia útil em que teremos todas as intervenções olímpicas implantadas. Temos o fechamento, na Barra, da Salvador Allende e da Abelardo Bueno que ficarão interditadas até o final dos jogos, no entorno do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas, sobrecarregando a Avenida das Américas”.

Na avaliação de Junqueira, a partir de hoje é que o Rio passará a conviver com o maior número de intervenções no trânsito por causa dos Jogos Rio 2016. “Teremos mais carros da família olímpica rodando e mais interdições e restrições, além de um número maior de carros de passeio por ser um dia útil. Portanto, volto a apelar à população para que evite carros até o próximo dia 18. O modal de transporte público estará funcionando em sua plenitude, em sistema de reforço, e com aumento de trens e redução dos intervalos de circulação entre os veículos”, afirmou.