Renaud Lavillenie chamou brasileiros de “público de merda”

O saltador francês Renaud Lavillenie, medalha de prata na Rio2016, voltou a ser alvo de brincadeiras de brasileiros na internet. Desta vez, editaram o verbete sobre ele no Wikipédia. O atleta havia causado polêmica após reclamar das vaias de torcedores, na prova em que foi derrotado pelo brasileiro Thiago Braz.

Perfil  de francês que reclamou de vaias é modificado no Wikipédia: "Chorão recalcado"O perfil do atleta foi modificado por internautas na enciclopédia online, para “Renaud Lavillenie (Barbezieux-Saint-Hilaire, 18 de setembro de 1986) é um chorão recalcado e campeão olímpico francês”, mas rapidamente a alteração foi retirada pelos administradores do site.

O Wikipédia permite que usuários com contas no site editem verbetes, mas a administração costuma alterar informações falsas, preconceituosas ou, como no caso ocorrido, jocosas. No entanto, outro trecho adicionado pelos “trolls” não foi retirado: “Foi também recordista olímpico até 2016, quando foi superado pelo brasileiro muito melhor que ele, Thiago Braz, com um salto de 6,03 m”.

Após a derrota na final do salto com vara, Lavillenie disse que os brasileiros agiram com “falta de fair play” e chegou a comparar seu caso ao de Jesse Owens, velocista norte-americano que conquistou o ouro e cuja mão o ditador Adolf Hitler se recusou a apertar, nas Olimpíadas de Berlim em 1936.

A repercussão das declarações de Lavillenie foi tão negativa que, quando os atletas subiram ao pódio para receber as medalhas conquistadas na competição, Thiago Braz chegou a pedir para a torcida que não vaiasse o francês.