Pular para o conteúdo
Esportes

Paralimpíadas nasceram do sonho de médico judeu fugido do nazismo

Ludwig Guttmann atendia ex-combatentes feridos
Arquivo -

Ludwig Guttmann atendia ex-combatentes feridos

Com 23 modalidades, cerca de 4 mil atletas e 528 provas, os Jogos Paralímpicos do Rio têm chamado a atenção desde sua estreia, na quarta-feira (7). Você conhece a origem do evento? Uma história curiosa envolvendo judeus na Alemanha nazista está na origem das Paralimpíadas.

O médico neurologista Ludwig Guttmann, alemão de origem judaica que fugiu do , foi um dos fundadores e coordenou a divisão de tratamentos de coluna no hospital Stoke Mandeville, no Reino Unido. Pioneiro no uso do esporte como forma de recuperação física, Guttmann atendeu muitos ex-combatentes.

Ele utilizou o esporte para fazer com que os pacientes tivessem uma recuperação maior e mais rápida. “Nós começamos com ex-soldados, ainda durante a guerra, primeiro com jogos simples, como dardo, sinuca e uma espécie de boliche. Aí vi como aqueles homens reagiam, não apenas fisicamente, mas psicologicamente”, disse uma vez em entrevista à BBC.

Guttmann nasceu em 1899 e morreu em 1980. Em 1948 ele promoveu as primeiras competições públicas para deficientes, na abertura das Olimpíadas de Londres. Mais tarde, na década de 60, as modalidades adaptadas foram inclusas no calendário olímpico, originando as Paralimpíadas.

A primeira edição ocorreu em Roma, em 1960. O movimento paralímpico começou em 1888, quando surgem os primeiros clubes esportivos para surdos, em Berlim. Em 1922, é fundada a Organização Mundial de Esportes para Surdos. Atualmente, as pessoas com deficiência auditiva costumam competir junto a atletas sem deficiência, não havendo modalidades paralímpicas específicas.

Philip Lewis, tenista de mesa paralímpico, afirmou à BBC que o médico era “um tanto severo com sua equipe e com os paraplégicos”, mas que “por trás de tudo havia aquele enorme carinho. Ele fazia você perceber que ele queria o melhor e que você tinha que encontrar um caminho”.

(Com informações da BBC e Jornal do Comércio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Últimas Notícias

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista