Motivação seria ausência da confederação em competições internacionais

A Fiba (Federação Internacional de ) suspendeu a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) nesta segunda-feira (14). A motivação seria por razões financeiras, estruturais e pelas ausências em competições internacionais,

A decisão ocorreu após “múltiplas ocasiões” em que, de acordo com a Fiba, foram promovidos apoio e flexibilidade à CBB antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorridos em agosto.

De acordo com anúncio da federação, a CBB ainda precisa de reestruturação e não está cumprindo completamente suas obrigações como uma federação nacional da Fiba. No dia 27 de janeiro, o órgão vai reavaliar a situação da confederação brasileira. Por meio de nota, a CBB se disse surpresa com a punição e disse que buscará os meios “formais e legais” para “preservar o basquetebol brasileiro”.

Segundo a Fiba, as abstenções da federação em torneios internacionais prejudicaram um grande número de jogadores, que perderam chances de se qualificar e competir internacionalmente nos próximos anos.

“Na próxima quarta-feira [16], a CBB diz que comentará todos os itens elencados pela Fiba e irá pontuar o que de fato acontece no basquete nacional para que a sociedade avalie e forme sua opinião sobre esse episódio”, informou a CBB, por meio do comunicado. (Com informações Terra).