Brasileiro membro do grupo teria planejado atacar delegação

Autoridades francesas afirmam que terroristas do Estado Islâmico teriam planejado um ataque durante os Jogos Olímpicos do Rio.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, investigações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os atentados realizados em novembro de 2015 desmantelaram o plano.

O DRM (Direção de Inteligência Militar, na sigla francesa), que se reuniu a portas fechadas em maio por ocasião das investigações dos ataques ocorridos no ano passado, confirmou a informação.

O general Christophe Gomart, diretor do órgão, afirma que as autoridades descobriram ações de um brasileiro, militante da organização terrorista, que tinha objetivo de atacar a delegação francesa.

A audição do general foi publicada na última terça-feira (12) no site da Assembleia Nacional da França. O jornal francês Liberation afirma que, inicialmente, as informações sobre o suposto terrorista brasileiro não deveriam ter sido publicadas.

O DRM não deu detalhes sobre a identificação do brasileiro, nem sobre sua detenção ou localização exata. Gomart não revelou o modo como o serviço de segurança conseguiu chegar ao suposto terrorista, apenas dizendo que teve fontes ‘parceiras’ nas investigações.