Dupla Larissa e Talita até então era favorita

Depois da derrota da aquidauanense Talita, que faz dupla com Larissa no vôlei de praia, nesta terça-feira (16), Mato Grosso do Sul não tem mais representantes disputando ouro na Rio-2016. O judoca Rafael Silva, o Baby, repetiu o bronze dos Jogos de Londres e o nadador Leonardo de Deus chegou a bater recorde brasileiro, mas sem medalha.

A dupla Larissa e Talita que até então era favorita para ocupar o lugar mais alto do pódio, perderam para as alemãs Ludwig e Walkenhorst por dois sets a zero. Agora, as brasileiras vão brigar pela medalha de bronze.

Natural de Aquidauana, município a 143 quilômetros de Campo Grande, Talita mora no Rio de Janeiro há 12 anos. Em busca do sonho do ouro olímpico nas Olimpíadas do Rio, em 2016, a atleta deixou a casa e o marido, o técnico Renato França.

No último dia 10 de agosto, na tarde de eliminatórias no Estádio Aquático Olímpico, o campo-grandense Leonardo de Deus fez o 12º melhor tempo na classificação geral, com marca de 1min57s, novo recorde brasileiro. O melhor tempo pertencia a Thiago Pereira, que havia registrado 1min57s19 no Pan de Guadalajara, em 2011. Nos 200m borboleta ficou com a 9ª posição, com 1min55s98.

Já o judoca Rafael Silva, o Baby, conquistou na última sexta-feira (12) a quarta medalha do Brasil nas Olimpíadas. Bronze nos Jogos de Londres, o atleta brasileiro repetiu a marca no Rio, ao vencer o uzbeque Abdullo Tangriyev pela categoria peso pesado (acima de 100 kg). Para chegar ao resultado, Silva superou uma lesão sofrida durante os preparativos para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em junho de 2015, que o deixou seis meses afastado dos tatames.

TREINADOR DE MS

Além de atletas, MS também foi representado por um técnico campo-grandense. O time de ginástica artística do Brasil chegou à quarta colocação da classificatória na modalidade e é comandado por Alexandre Cuia. Na comissão técnica da equipe, desde 2013, Alexandre já trabalhou com o esporte em um projeto na secretaria que hoje é a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), quando morou em Mato Grosso do Sul.