Esportes

Brasil fracassa e termina Rio-2016 sem medalhas na natação

O time encerrou sua participação na Olimpíada do Rio na noite deste sábado

Clayton Neves Publicado em 14/08/2016, às 03h01

None
nicholas1.jpg

O time encerrou sua participação na Olimpíada do Rio na noite deste sábado

Apesar de todos os investimentos feitos na Seleção Brasileira de natação para competir em casa nos Jogos Rio-2016, a equipe fracassou na tentativa de subir no pódio olímpico. A equipe formada por 33 atletas chegou ao Rio de Janeiro com o intuito de fazer bonito diante de sua torcida nas 28 provas disputadas, mas acabou a competição zerada, sem uma láurea sequer no peito. 

O time encerrou sua participação na Olimpíada do Rio na noite deste sábado em duas disputas por medalha. Etiene Medeiros esteve entre as oito finalistas dos 50m livre. E o quarteto formado por Guilherme Guido, Henrique Martins, Felipe França e Marcelo Chierighini fechou a campanha tupiniquim, no revezamento 4x100m medley. As expectativas se confirmaram. Nenhum deles era cotado para subir no pódio. E foi o que aconteceu.

– Eu queria pedir ao Brasil que tenha paciência com a gente. Estamos sempre batalhando para alcançar gente de outro mundo – falou Etiene neste sábado, após disputar os 50m livre.

O Brasil concluiu sua participação com oito finais disputadas nos Jogos Rio-2016. As principais esperanças de medalha estavam depositadas em Thiago Pereira nos 200m medley, e em Bruno Fratus nos 50m livre. Ambos já haviam sido medalhistas nas provas em Campeonatos Mundiais recentes, mas não repetiram o resultado. Thiago acabou em sétimo lugar, e Fratus fechou na sexta colocação. 

Com isso, o Brasil fica sem ganhar medalhas na natação pela segunda vez nas últimas sete Olimpíadas disputadas – com nove láureas no período. A série iniciou em Barcelona-1992, com a prata de Gustavo Borges nos 100m livre. Nos Jogos de Atenas-2004, assim como na Rio-2016, a Seleção Brasileira também não subiu no pódio. Em Pequim-2008 e Londres-2012, o país voltou a colocar uma medalha no pescoço, com Cesar Cielo e Thiago Pereira.

Jornal Midiamax