Consulado geral apresentou uma queixa

Quatro das cinco estrelas de diversas bandeiras chinesas usadas nas cerimônias de entrega de medalhas da Rio-2016 não estão posicionadas corretamente, indicou nesta segunda-feira o consulado geral da no Rio de Janeiro, provocando um pequeno incidente diplomático. Nas redes sociais chinesas, alguns internautas denunciaram um complô contra o país, classificando os organizadores de “os piores” da história.

A bandeira chinesa é composta de uma grande estrela amarela, que representa o Partido Comunista, e outras quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior sobre um fundo vermelho. As estrelas menores são posicionadas de modo que uma de suas pontas fique direcionada para a estrela maior, mas as quatro estrelas menores das bandeiras chinesas nos Olímpicos do Rio de Janeiro, incluindo a carregada pela esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na última sexta-feira, estavam posicionadas na mesma direção.

O Consulado Geral da China no Rio indicou nesta segunda-feira nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador. Os organizadores pediram desculpas, acrescentou o consulado, e entraram em contato com o fabricante para corrigir o erro. A China já conquistou três medalhas de ouro nos dois primeiros dias de competição a Rio-2016.