Foram liberados por volta de 5h30 da manhã deste sábado

Na noite desta sexta (19) dez atletas da Austrália foram detidos e levados a uma delegacia após tentarem usar suas credenciais para acessar irregularmente uma área da Arena Carioca 1 no Parque Olímpico.

Os atletas acompanhavam a semifinal do basquete entre Austrália e Sérvia quando tentaram adulterar suas credenciais adicionando mais um número para conseguir assistir da área sentada. As credenciais dos atletas permitem acesso ao estádio, mas não para os lugares marcados.

Segundo o “Sydney Morning Herald”, os atletas ficaram detidos na 42ª DP por mais de dez horas e só foram liberados por volta de 5h30 da manhã deste sábado (20).

A secretária-geral do Comitê Olímpico da Austrália, Fiona de Jong, informou que os atletas pediram desculpas a um juiz e um promotor brasileiro e concordaram em pagar uma multa. O valor não foi divulgado, mas o “Sydney Morning Herald” afirma que cada atleta deverá pagar R$ 10 mil. Nenhum australiano chegou a ser preso.

O jornal australiano afirma que nove deles foram acusados de falsificar documentos:  Ashlee Ankudinoff e Melissa Koskins, do ciclismo; Ed Jenkins, do rúgbi; Alec Potts e Ryan Tyack, do tiro com arco; Olympica Aldersey, Fiona Alber e Lucy Stephan, do remo; e Simon Orchard, do hóquei sobre a grama. O ciclista Matthew Glaetzer não foi acusado, mas detido como testemunha.