Amor pelo esporte e experiência motivam voluntários de MS nas Olimpíadas

Jogos olímpicos vão começar em 5 de agosto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Jogos olímpicos vão começar em 5 de agosto

Faltando menos de 20 dias para a abertura das Olimpíadas, não são só os atletas que estão ansiosos para que os jogos comecem. Tem muita gente que vai trabalhar com um ‘sorrisão’ no rosto e de forma voluntária para que tudo saia perfeito durante as competições. Mato Grosso do Sul terá pelo menos duas representantes no time de voluntários. Entre as motivações para participar do momento histórico para o país estão a experiência profissional e o amor pelo esporte. 

De Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, a servidora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Eveline Gomes, vai direto para a praia de Copacabana, onde vai atuar na arena de vôlei de praia. Eveline conta que se inscreveu no programa de voluntário, em meados de 2014 e que recebeu a carta confirmação em dezembro de 2015, após um processo de seleção que envolveu atividades online e teste de inglês. 

De Dourados, servidora vai embarcar para Copacabana (Arquivo Pessoal)“Eu me inscrevi porque sempre adorei as Olimpíadas e essa é uma oportunidade incrível de ver os jogos de perto, de participar e de conhecer gente de outros lugares. Eu provavelmente tentaria ir como expectadora se não fosse voluntária”.

A servidora diz que a expectativa é grande para o trabalho que vai começar em agosto. Além do trabalho como voluntário, também há a expectativa de conhecer pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. 

“Os jogos são exatamente para isso: promover troca de experiências, interação entre pessoas que, em outras circunstâncias, provavelmente nunca iriam se conhecer. Temos um grupo no WhatsApp dos voluntários que irão atuar na mesma arena e tem gente da Alemanha, da Bolívia, da Argentina, da Bélgica e de muitos lugares do Brasil. Imagina a nossa animação e nossa vontade de nos conhecermos pessoalmente e ajudar os jogos a acontecerem da melhor forma possível”, diz. 

Experiência profissional

Estudante do curso de Turismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Maria Clara Tameiros, conta que decidiu participar dos Jogos Olímpicos em busca de experiência profissional. Ela se inscreveu em 2015 após ver o programa de voluntariado na televisão e conversar com os pais. 

Maria Clara espera adquirir experiência profissional (Arquivo Pessoal)“Vi que que seria importante para o meu currículo profissional. Estudo turismo e o trabalho voluntario na área, e principalmente num evento desse porte, era uma chance que eu não podia perder”. A estudante teve a inscrição aprovada no final do ano, porém, só neste mês ficou sabendo onde vai atuar. 

Maria Clara vai atuar na gestão de voluntários, ajudando os gerentes de gestão à controlar a escala de trabalho dos outros voluntários e tirar dúvidas. “Fui alocada para a área do Maracanã.
Minha expectativa é muito alta, pois sei que toda a experiência que eu terei será válida e que serei recompensada futuramente quando ingressar no mercado de trabalho”.

Exército de voluntários

Mais de 50 mil pessoas foram convocadas para participar das Olimpíadas como voluntárias. Os jogos serão realizados entre 5 a 21 de agosto. Há cerca de um mês, os candidatos que foram selecionados a uma vaga de voluntário nos Jogos Olímpicos começaram a receber a carta-convite do Comitê Organizador Rio 2016.

Conteúdos relacionados