Pular para o conteúdo
Esportes

A três semanas do clássico Comerário, Morenão passa por vistoria para ser liberado

O estádio está interditado desde 2014
Arquivo -

O estádio está interditado desde 2014

O estádio Pedro Pedrossian, o , pode voltar a receber jogos com o clássico entre Comercial e Operário, que acontece no dia 28 de fevereiro. Na manhã desta sexta-feira (5), presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) Marcelo , diretor Silvio Lobo, Corpo de Bombeiros, deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB), representante do Ministério do Esporte Pedro Dias, estiveram reunidos no estádio.

Segundo Marcelo Miranda, foi criada uma força-tarefa para verificar se o Morenão pode ser liberado até o dia 28 de fevereiro, data em que Operário e Comercial se enfrentam pelo campeonato Estadual. “Queremos criar estabilidade, para dar sustentabilidade ao estádio e para que não volte a ser interditado”, diz o presidente da Fundesporte.

Elizeu Dionizio foi até na quinta-feira (4), onde afirma ter pedido ao Ministro do Esporte, George Hilton dos Santos Cecílio, para que avaliação técnica fosse feita e o estádio liberado para adequações necessárias. Já nesta sexta-feira, o ministro enviou Pedro Dias para fazer a avaliação. “A vontade é fazer o Morenão funcionar com segurança. O estádio fechado só gera mais manutenção”, diz Elizeu.

O coronel Esli, do Corpo de Bombeiros, destaca que os militares foram ao local fazerem orientações das medidas necessárias para a segurança do estádio, para que ao menos parte do Morenão possa ser liberada e seja estabelecido cronograma pra que o restante das obras seja executado. “Neste primeiro momento, serão feitas adequações na arquibancada coberta, cadeiras, sinalizações, iluminação e também ao guarda-corpo”, afirma o coronel.

Uma grade de proteção deve ser instalada no guarda-corpo, para evitar acidentes, e áreas de risco do estádio serão isoladas. Segundo Silvio Lobo, a pressa é para que estas adequações sejam liberadas até a data do Comerário, para que o Morenão seja aberto pra a população o quanto antes. A verba para as obras será cedida a partir de recursos próprios do Governo do Estado, que deve buscar mais recursos junto ao Governo Federal e fazer as melhorias definitivas no estádio.

Além disso, para que seja liberado, deve-se aguardar homologação do Ministério Público, responsável pela interdição em 2014. Contudo, o promotor responsável não compareceu à vistoria nesta sexta-feira. De acordo com os responsáveis, em 2015 as melhorias exigidas pelo MP foram feitas, como a recuperação das ferragens do concreto armado, da marquise do estádio.

Outras obras a serem feitas serão fechar o fosso do Morenão com grades, subir o guarda-corpo, onde também será colocada uma grade para que a proteção atinga 1,10 metro, obra que deve custar aproximadamente R$ 400 mil. “O Ministério do Esporte quer ajudar a melhorar as instalações. O Governo Federal deve desenhar um plano de ações com o Governo do Estado para as melhorias”, afirma Pedro Dias.

Ainda segundo o secretário, o estádio é considerado “bom” e não tem tantos problemas. Pontos principais apontados pelo representante do ministro são acessibilidade, que é precária, e os banheiros do estádio, que são antigos. Em dezembo de 2015, a previsão era de que o estádio estivesse pronto até março deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Segunda-feira será quente e com máxima de 34°C em Mato Grosso do Sul

Com ferimentos na orelha e no pescoço, indígena da aldeia Jaguapiru é esfaqueado

Senadores do União são os que mais destinaram emendas PIX em 2024

1866 – Guerra do Paraguai: combatentes brasileiros atravessam o rio Negrinho

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Com 69,41 % dos votos, Hélio Acosta é eleito prefeito de Paranhos

Operário volta a vencer o Ivinhema e consagra bicampeonato no Estadual

endereço

[ BASTIDORES ] Presidente teria errado o endereço

Últimas Notícias

Polícia

Populares encontram cachorro com feto na boca em matagal de MS

Duas testemunhas foram ouvidas

Famosos

Eliminada do BBB 25, Daniele Hypolito descobre traição de amiga: ‘Se aproveitou’

Após deixar o BBB 25, Daniele Hypolito ficou decepcionada ao descobrir uma traição de Gracyanne Barbosa, quem ela considerava uma amiga

Sem Categoria

Precisa de médico? Confira a escala de postos de saúde de Campo Grande

Mais de 60 profissionais estão escalados nesta segunda-feira

Polícia

Mãe vai para festa e abandona gêmeas e bebê trancadas em casa em MS

Mãe foi presa e levada para a delegacia