Brasileiro derrotou o havaiano John John Florence em bateria com seis notas acima de nove 

Gabriel Medina justificou na segunda-feira o posto de atual campeão mundial de . O brasileiro, que até agora apresentava desempenho irregular na temporada 2015 do Circuito Mundial de Surfe, venceu o havaiano John John Florence em uma disputa espetacular e avançou para a quarta fase da etapa do Taiti.

Na bateria altíssimo nível, os dois surfistas conseguiram seis notas acima de nove. Como os juízes consideram apenas as duas notas mais altas de cada um, Medina avançou com a somatória 19.00 (9.27 + 9.73) contra 18.84 (9.57 + 9.27) do havaiano. A manobra decisiva aconteceu a três minutos do fim, quando Medina aproveitou um tubo e conseguiu o 9.73, ultrapassando o adversário.

A disputa deixou boquiaberto até a lenda Kelly Slater. “Foi uma das melhores baterias que já vi, e com certeza a melhor desta temporada”, disse o surfista vencedor de 11 títulos mundiais. A etapa do Taiti marca o melhor momento para Medina na temporada. Nas águas de Teahupoo, o brasileiro já haviaimpressionado na repescagem, quando eliminou o neozelandês Ricardo Christie.

Brasileiros – Na quarta fase, com três surfistas por bateria, Medina enfrentará outros dois brasileiros: Ítalo Ferreira e Bruno Santos. Os dois avançaram deixando para trás outros dois compatriotas. Ítalo derrotou Jadson André e Bruno despachou o atual líder do ranking, Adriano de Souza, o Mineirinho.

Felipe Toledo também avançou ao vencer o norte-americano Brett Simpson. Agora, ele se prepara para encarar os australianos Kai Otton e Owen Wright, na abertura da próxima fase. Em sua primeira competição depois de ter sido atacado por um tubarão na etapa passada, na África do Sul, o australiano Mick Fanning foi eliminado pelo espanhol Aritz Aramburu.