Esportes

Hamilton faz 3ª pole no ano; Massa é o quarto

Atual campeão mantém 100% de aproveitamento em treinos classificatórios

Midiamax Publicado em 11/04/2015, às 10h58

None
massagregbakerafp.jpg

Atual campeão mantém 100% de aproveitamento em treinos classificatórios

A vantagem de Lewis Hamilton sobre o restante da Fórmula 1 nos treinos classificatórios é evidente. Neste sábado, ele conquistou sua terceira pole position em três provas da categoria na temporada, ao garantir a primeira colocação do grid do Grande Prêmio da China.

Hamilton andou a 1min35s782 com apenas 0s042 de frente para o alemão Nico Rosberg, seu companheiro de equipe na Mercedes. A dupla da escuderia alemã conseguiu a dobradinha deixando a segunda fila do grid em Xangai para Sebastian Vettel e Felipe Massa.

O alemão da Ferrari ficou em terceiro com a marca de 1min36s687, com o brasileiro da Williams em quarto, com 1 min36s954. Valtteri Bottas foi o quinto, seguido por Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Romain Grosjean. Felipe Nasr aparece na nona colocação, dividindo a quinta fila com o sueco Marcus Ericsson.

Hamilton, campeão da temporada passada da categoria, também largou na frente este ano na Austrália, prova que venceu, e na Malásia, em que acabou a corrida na segunda colocação, superado por Sebastian Vettel.

O britânico se torna também o primeiro piloto a obter três poles consecutivas no Grande Prêmio da China de F1, disputado desde 2004. No Mundial passado, completou a prova na primeira colocação. Em 2013, também começou na frente, mas subiu ao pódio da corrida em terceiro.

A superioridade de Hamilton em Xangai ficou clara já na primeira parte do treino classificatório, em que andou apenas com os pneus médios. O britânico ficou com a quinta colocação do Q1, superado em 0s783 pelo alemão Sebastian Vettel, que liderou a atividade andando com os compostos macios, aproximadamente 2s mais rápidos por volta.

O passeio do britânico sobre seus rivais continuou no Q2, em que liderou sem grandes problemas. A segunda fase da atividade também foi positiva para a Sauber, que conseguiu classificar Felipe Nasr e Marcus Ericsson à luta pela pole position, deixando para trás competidores como Carlos Sainz Jr. Daniil Kvyat e Max Verstappen.

Lewis Hamilton garantiu a pole já em sua primeira saída dos boxes no Q3. O britânico foi o primeiro piloto a andar abaixo de 1min36s em todo o fim de semana em Xangai e garantiu a primeira colocação. Rosberg ainda ameaçou o domínio de seu companheiro de equipe nos segundos finais da atividade, mas ficou em segundo com 0s042 de desvantagem.

Uma das surpresas foi a presença de Felipe Massa na segunda fila do grid. O brasileiro bateu na sexta-feira e sofreu com rendimento abaixo do esperado no treino livre de sábado, mas conseguiu superar o histórico de problemas para andar a 1min36s954.

Jornal Midiamax