O Barça precisou de apenas 25 minutos para decidir o clássico

Com gols marcados no início da partida por Neymar e Lionel Messi, o Barcelona venceu o dérbi catalão com o Espanyol (10º) por 2 a 0, neste sábado, pela 33º rodada do Campeonato Espanhol, e abriu pontos de vantagem sobre o vice-líder Real Madrid.

O Barça precisou de apenas 25 minutos para decidir o clássico, e conseguiu administrar a vantagem apesar de jogar boa parte do segundo tempo com um a menos, com a expulsão do lateral Jordi Alba aos 10.

A cinco jogos do fim da competição, o líder chegou aos 81 pontos, enquanto o Real tem 76 e pode chegar a 79 se vencer no domingo o Celta de Vigo (9º), time comandado na temporada passada por Luis Enrique, técnico atual do Barcelona.

“Não vivemos de sensações, o que valem são os pontos e as vitórias. Ainda temos cinco jogos importantíssimos pela frente”, lembrou o treinador, mantendo os pés no chão depois de mais uma grande exibição da sua equipe.

No estádio Cornellà-El Prat, a dupla ‘Neymessi’ roubou a cena, mas a vitória teve novamente a assinatura do trio ‘MSN’. O uruguaio Luis Suárez também teve ótima atuação, participando ativamente das jogadas dos dois gols da partida.

– Messi maestro -Aos 17 minutos de jogo, Jordi Alba recebeu ótimo lançamento de Messi, que cruzou rasteiro, de primeira. Suárez deixou passar, enganando a defesa, e Neymar aproveitou para completar para as redes anotando seu 19º gol no campeonato.

Aos 25, Iniesta tocou na área para o Suárez, que estava em posição de impedimento, mas o árbitro mandou seguir o jogo. O uruguaio rolou para Messi, que ampliou com um chute sem ângulo.

Foi o 36º gol do argentino na competição, três a menos que o artilheiro Cristiano Ronaldo (39).

‘La Pulga’ fez a diferença no clássico ao voltar bastante para buscar o jogo articular as jogadas com maestria.

A expulsão de Alba por um segundo cartão amarelo não alterou em nada o domínio do Barça, que criou várias chances de fazer o terceiro na etapa final, com uma bola na trave de Messi aos 12 e um chute por cima de Neymar aos 18, na conclusão de uma bela jogada de Suárez.

Para que a festa seja completa, o veterano Xavi entrou no lugar de Iniesta nos cinco minutos finais e disputou sua 500ª partida com a camisa ‘blaugrana’.

O Espanyol também terminou com 10 em campo, com a expulsão de Hector Moreno nos acréscimos.

Griezmann brilha de novoCom uma atuação segura depois da classificação com autoridade para as semifinais da Liga dos Campeões, ao eliminar o Paris Saint-Germain, Messi e companhia mandam um recado para o Bayern de Josep Guardiola, que não deve ter vida fácil no seu retorno à Catalunha.

O Barça se saiu bem de uma sequencia complicada no Campeonato Espanhol, com empate em 2 a 2 no campo do Sevilla e vitórias por 2 a 0 sobre Valencia e Espanyol. Agora, os catalães têm dois jogos mais tranquilos pela frente, contra Getafe (13º) na terça-feira, e contra o lanterninha Córdoba no próximo fim de semana, antes de encarar os bávaros, no dia 6 de maio, no Camp Nou.

Mais tarde neste sábado, o atual campeão Atlético deixou para trás a eliminação pelo Real Madrid nas quartas da Liga dos Campeões, ao atropelar o Elche (14º) por 3 a 0, com dois gols do francês Antoine Griezmann e outro de Raúl García.

Com o triunfo, o time ‘colchonero’ se firmou na terceira posição, que dá direito à classificação direta para a Champions, sem passar pela fase preliminar, com 72 pontos, quatro atrás do Real.

Em grande fase, Griezmann marcou oito gols nas últimas cinco rodadas, somando 22 no campeonato.

Já o Levante (15º) se afastou da zona de rebaixamento ao derrotar o Getafe fora de casa por 1 a 0.