Pular para o conteúdo
Esportes

Copa em dezembro deve bagunçar futebol; veja 5 problemas

A Fifa aprovou a medida porque estava em um beco sem saída
Arquivo -

A aprovou a medida porque estava em um beco sem saída

A Fifa confirmou nesta quinta-feira uma novidade histórica: a de 2022, no Catar, será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro, ou seja, no outono do país asiático. Um estudo realizado pela entidade já havia concluído que realizar o torneio nos últimos meses do ano era a única saída para evitar as temperaturas elevadas do verão. Confirmada a decisão, o calendário do mundial no ano referido deverá ser nada menos que uma bagunça.

A Fifa aprovou a medida porque estava em um beco sem saída. Se mantivesse a Copa do Mundo no meio do ano, como tem sido desde a primeira edição, a entidade sacrificaria a condição física dos jogadores, expondo-os a temperaturas de até 46º C. Agora, para fugir do verão catari, Joseph Blatter e companhia terão que reajustar os campeonatos do mundo inteiro, visto que o Mundial deixará de ser disputado no período entre as temporadas europeias.

Para explicar o que acontecerá com a confirmação da Fifa sobre a Copa do Mundo no final de 2022, confira uma lista de problemas de calendários para a entidade resolver até lá.

Futebol brasileiro 

Atualmente, a temporada nacional vai de fevereiro a dezembro. Neste ano, por exemplo, a última data reservada é o dia 6 do último mês do ano. Em 2022 esse calendário será inviável, visto que a Copa do Mundo começaria em meados de novembro. A CBF teria que adiantar toda a temporada, acumulando partidas para encerrar todos os campeonatos pelo menos 45 dias antes do normal. Se mantidos os torneios atuais, esse processo fatalmente sacrificaria boa parte da pré-temporada dos clubes.

Argentinos teriam o mesmo problema

Com o calendário parelho ao do , o Campeonato Argentino também terá que concentrar jogos para terminar em outubro. O problema ainda se ampliará para a América do Sul, visto que a Copa Sul-Americana também poderá ser adiantada. A Copa Libertadores, por ser disputada no primeiro semestre, talvez não sofra alterações.

Rearranjo dos torneios europeus

Os clubes da Europa serão os mais prejudicados pela mudança. Reservando dois meses para preparação e realização da Copa do Mundo no final de 2022, a Fifa tira cerca de 38 datas dos campeonatos europeus. Esse período teria que ser compensado no início da temporada, e assim os torneios nacionais e continentais começariam em junho. Os atletas fugiriam do verão catari para jogar durante o verão europeu, que em países como Itália e Espanha atinge temperaturas elevadas.

Final perto do Natal e Mundial de Clubes sem data

A final da Copa do Catar poderia ser até no dia 23 de dezembro, às vésperas do Natal de 2022, mas a Fifa confirmou que o torneio será decidido no dia 18 – atendendo ao pedido de Jim Boyce, um dos vice-presidentes da entidade máxima do futebol. Porém, a questão que ainda não foi resolvida é sobre o Mundial de Clubes, hoje disputado em dezembro e que terá que ser marcado provavelmente para outubro.

Adiar a Copa em cinco meses resolve?

Não. Mesmo no inverno, que começa em novembro, as temperaturas no Catar alcançam os 31º C. As ligas europeias prefeririam a Copa antes do verão catari, mas a Fifa se recusa, pois em abril começa o período do Ramadã (mês no qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual). Os meses de janeiro e fevereiro também não foram viáveis por coincidirem com os Jogos Olímpicos de Inverno.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comarca de Água Clara abre inscrições para processo seletivo de estágio em Direito

Grêmio e Sport empatam no fechamento da 10ª rodada do BR Feminino

Duplo feminicídio: ex-moradora de MS e tia são mortas por homem que não aceitava fim de relacionamento

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

ataque onça pantanal

Laudo confirma morte de ‘Jorginho’ por ataque de onça; cabeça e pescoço foram as regiões atingidas

fiscal oitiva frota ônibus

Frota sucateada e superlotação: Consórcio Guaicurus tem apenas um ônibus para cada 7,6 mil passageiros

Rompimento em adutora deixa metade de Dourados sem abastecimento de água

Últimas Notícias

Polícia

Três são presos com 9 mil maços de cigarros na BR-267

s dois foram presos e levados à Polícia Federal em Dourados

Brasil

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

Inep também disponibilizou os resultados referentes às justificativas dos candidatos da edição de 2024

Polícia

Familiares continuam nas buscas pelo seu Heitor que desapareceu em Ribas do Rio Pardo

Foi até a um assentamento que fica nas proximidades da empresa Suzano em Ribas

Brasil

Moraes determina apreensão do passaporte diplomático de Collor

No mês passado, Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da pena