Esportes

Colecionador de ouros, atleta do Estado representa país em campeonato de natação

Aos 14 anos nadador já conquistou mais de 300 medalhas de ouro

Midiamax Publicado em 13/04/2015, às 14h32

None
img-20150413-wa0052.jpg

Aos 14 anos nadador já conquistou mais de 300 medalhas de ouro

Com mais de 300 medalhas de ouro, o nadador João Victor Pena, de 14 anos, embarca nesta segunda-feira (13,) em direção a Lima, capital do Peru, onde vai representar o Brasil no campeonato sul-americano de natação juvenil.

O jovem atleta que começou a nadar aos três anos, na piscina na casa dos avós, disputa seu primeiro campeonato fora do país. A vaga foi garantida em dezembro na disputa realizada na Universidade Tiradentes em Aracaju (SE), a mais de 2.600 quilômetros de Campo Grande.

Colecionador de premiações, o nadador diz que pretende voltar com outras medalhas de ouro. “Quero dar o meu melhor. Trazer o maior número de medalhas possível e todas de ouro”, declara. Para a carreira do atleta o título também representa um aumento significativo na bolsa que recebe do Ministério dos Esportes.

De acordo com o pai de João Victor, Mauro Lino Alves Pena Júnior, de R$ 925,00, mensais, o valor da bolsa oferecida sobe para R$ 1.850,00, o que ajuda a custear as despesas, entre elas, os gastos com viagens. “Se ele conseguir medalhar vai receber o aumento da bolsa e essa ajuda será muito boa”, frisa.

Atualmente o atleta também é patrocinado pela Unisanta (Universidade Santa Cecília) de Santos, litoral de São Paulo. “Ela é a única universidade do Brasil com as melhores equipes de natação. Dependendo do desenvolvimento que ele tiver, a partir do próximo semestre poderá receber um salário”, destaca.

Para a avó que acompanha a carreira esportiva do atleta, as conquistas são gratificantes. “Ele é um menino muito focado e tudo isso é uma felicidade imensa. Nossas expectativas para este campeonato são as melhores”, declara.

Nesta manhã o atleta seguiu de Campo Grande para São Paulo, de onde embarca para a capital peruana. As provas começam nesta terça-feira (14) e terminam no próximo domingo (19).  

Jornal Midiamax