O menino de 14 anos coleciona mais de 300 medalhas

É de Campo Grande, o nadador que recebeu a medalha de ouro no campeonato sul-americano de juvenil na cidade de Lima, no Peru. O jovem João Victor Pena, de apenas 14 anos, representa a equipe de natação da Unisanta (Universidade Santa Cecília) de Santos, litoral de São Paulo, considerada uma das universidades do país, com as melhores equipes de natação.

De acordo com o pai do atleta, Mauro Lino Alves Pena Júnior, João recebeu ao todo sete medalhas de ouro, e obteve o recorde dos 200 metros de costa. Sobre acompanhar o filho nas competições mundo afora, o pai narra: “até ano passado eu o acompanhava, mas como ele já está um pouco mais experiente e tranquilo, aos poucos vamos soltando para ele ser mais independente”.

O competidor, que tem mais de 300 medalhas de ouro colecionadas, começou a praticar natação aos três anos, na piscina da casa da avó. Já a vaga na Unisanta, o pai diz que foi garantida em dezembro, na disputa realizada na Universidade Tiradentes em Aracaju (SE), a mais de 2.600 quilômetros de Campo Grande.

Para a carreira do atleta o título também representa um aumento significativo na bolsa que recebe do Ministério dos Esportes. Ainda segundo o pai do atleta, de R$ 925,00, mensais, o valor da bolsa oferecida sobe para R$ 1.850,00, o que ajuda a custear as despesas, entre elas, os gastos com viagens. “Se ele conseguir medalhas vai receber o aumento da bolsa e essa ajuda será muito boa”, frisa.

Esperançoso, o pai do atleta avisa que mesmo longe, a família fica aflita e torcendo pelo sucesso do filho. “A gente acompanha ao Maximo, agora mesmo, estamos todos reunidos a caminho do aeroporto, para recebê-lo; temos que apoiar sempre e esperar o menino crescer”.