Pular para o conteúdo
Especial

Na arte do encontro e do desencontro, quem guia nossas vidas e relações é a internet

Como a conexão online mexe com nossa vida amorosa offline
Arquivo -

Como a conexão online mexe com nossa vida amorosa offline

A estudante de Amanda Barros tinha 22 anos quando abordou sua mãe querendo lhe contar uma notícia: estava namorando e queria apresentar João Alberto Silva, de 25, para a família, “de forma tradicional”, como ela escreve. Mas seu grande medo era ser questionada sobre a forma que haviam se conhecido. “Eu dei ‘like’ nele no Tinder, deu ‘match’ e combinamos de nos encontrar. Foi bem por acaso e de cara a gente já se gostou”, descreve ela, hoje formada em administração. O “match” é a ferramenta do aplicativo Tinder que possibilita que dois usuários que deram “gostar” mutuamente possam conversar no “inbox”, ou no reservado. 

O problema é que Amanda não queria que a família reagisse mal ao fato de que ela estava usando o aplicativo, já que muita gente o considera leviano. A surpresa veio depois. “Eu cheguei e falei: ‘mãe, tô namorando’. Ela perguntou de onde conhecia e dei uma enrolada, então falei que era da internet. Imediatamente ela respondeu: ‘que legal filha. Também tenho alguns paqueras na internet'”, revela a administradora entre risos. “Ela paquerava homens de 60 a 65 anos pelo Facebook. Depois disso, apresentou o Tinder para sua mãe, que adorou o aplicativo e continua utilizando-o para encontrar parceiros e amizades em um espectro matematicamente calculado. 

O aplicativo Tinder pode ser um dos mais recentes a estabelecer essa dinâmica dos encontros amorosos, e com mais de 10 milhões de usuários no Brasil, pode ser o mais bem visto hoje. Porém, vasculhe sua memória e tente lembrar de quantas pessoas você conhece que hoje estão casadas ou namoram cônjuges encontrados online? Esta repórter que vos escreve tem uma madrinha em Maringá (PR), que conheceu seu atual marido pelo finado serviço “Almas Gêmeas”, do Portal Terra, há um bocado de tempo atrás. 

Encontrar um parceiro ou parceira não é algo tão absurdo hoje em dia / Foto: Tinder/Divulgação

 

Traquejo social

“Hoje não é mais visto como algo ‘perigoso’ ou ‘estranho’ buscar uma relação amorosa pela Internet”, explica a psicóloga Silvia Mamud. “Isso se dá pois praticamente ‘todo mundo’ está conectado. Por timidez ou falta de traquejo social, muitas pessoas preferem se relacionar dessa forma, iniciar a conversa assim e depois partir para algo mais ao vivo. Há muitos anos a internet vem influenciando o comportamento humano, e naturalizando algumas situações, como essa”, analisa. 

São precisos apenas 30 segundos para encontrar mais de 16 milhões de resultados de sites que prometem proporcionar todo e qualquer tipo de relacionamento pela Internet. A chave está em conhecer pessoas de um tipo pré-determinado a qualquer hora do dia ou da noite. Se hoje estamos submersos em um mundo sem privacidade, também procuramos acalentar a solidão conhecendo gente nova. 

Para a psicóloga, essa movimentação subvertem a lógica tão falada de que a tecnologia nos afasta. “É possível ver que muitas pessoas têm essa inquietação por não se isolar mesmo com a tecnologia. Nós temos apenas é que medirmos isso com bom senso e aproveitar a ferramenta”, exemplifica. É a arte do encontro sempre à nossa disposição. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Últimas Notícias

Esportes

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Agora, a equipe comandada por Arthur Elias enfrentará o Uruguai, segundo colocado do Grupo A

Polícia

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Após parada cardiorrespiratória, a vítima não resistiu mesmo diante de quase uma hora de tentativas de reanimação

Polícia

Cansada do ‘som alto’, mulher chama polícia para vizinho mesmo sob ameaça

Caso aconteceu no Aero Rancho, em Campo Grande. O autor já havia a ameaçado caso ela procurasse a polícia

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.