Pedro Gabriel tem mais de 1 milhão de fãs nas redes sociais

 

Escritor de 'Eu me chamo Antônio' fez o caminho 'inverso' da literatura tradicionalUma das grandes atrações literárias da (Feira Literária de ), que aconteceu de 6 a 9 de julho, reunindo 17 mil pessoas em 4 dias de evento e encerrada neste sábado (9), surgiu incrivelmente na internet. O escritor Pedro Gabriel é o criador da página “Eu me chamo Antônio”, que começou como algo totalmente autoral e sem pretensão no Facebook, e hoje concentra mais de 1 milhão de fãs nas redes sociais e dois livros publicados pela editora Intrínseca. Pedro palestrou na Flib nesta sexta (8) e ficou até o final das atividades do evento. 

Da internet para as páginas de papel, ele é um jovem escritor que representa a atual geração de artistas literários que fazem o caminho inverso: começam no ambiente online para só depois publicar no papel. “Todo escritor sonha em ser publicado, é claro. Mas no meu caso a editora se interessou depois, quando a página já existia”, descreve ele em entrevista ao Jornal Midiamax. 

 

Autor prepara um novo livro da série / Foto: Evelise Couto

 

Publicitário, um dia Pedro escreveu um pequeno texto totalmente desenhado em um guardanapo. Estava em um bar e tinha esquecido seu caderno de anotações. “Quando vi tinha vários guardanapos e tinha medo de eles estragarem então comecei a fotografá-los e a postar”, descreve. O ano era 2012, quando o Facebook ainda não explodia de usuários nem havia a questão dos anúncios pagos, que muitas vezes impedem conteúdos grátis de terem espaço. 

Quando Pedro foi demitido do mesmo emprego em agência, algum tempo depois, decidiu continuar com os conteúdos. “Antônio”, na verdade, é ele mesmo, já que seu terceiro nome é Antônio. “Mas ninguém me chama assim”, brinca o escritor. Ele espera, agora, voltar em outra Feira Literária com um novo livro, terceiro da série, que está sendo escrito. “Antônio sou eu com mais coragem”, brinca ele.