Receita para este domingo não leva ingredientes animais

A culinária vegana está sempre em contante transformação, em busca de adaptar receitas que muitas vezes tem por base carnes, ovo e leite. Quem não consome nem derivados, por uma questão de alergias, restrições ou uma escolha ligada ao respeito aos animais que são abatidos pela sociedade, ou que simplesmente não gosta de carne, pode ter problemas em conseguir comer algo que leva peixe, por exemplo, como ingrediente principal. 

É o caso da moqueca de peixe, muito consumida nas regiões Norte e do Brasil. Porém, para quem os veganos que amam comer, tudo é possível na hora de adaptar. Assim surge a moqueca vegana, onde o ingrediente principal é a banana da terra. “A banana da terra tem uma consistência muito interessante, um sabor marcante. Essa opção de moqueca dá para agradar até mesmo quem não é vegano. O sabor do leite de côco também dá um perfume especial”, explica a culinarista Thaise Rodrigues. 

 

Moqueca vegana é 100% vegetal e saborosa / Foto: Thiago Castanho/Divulgação

 

 

Além do leite vegetal, leva também tomate picado e óleo de dendê, mas Thaise indica que não se carregue muito nesse óleo, já que seu sabor é bem forte. A banana deve ser cortada em sentido londigitudinal, para que não se dissolva na hora da fervura. Como acompanhamento a opção varia. “Eu sugiro um arroz branco bem fresquinho para acompanhar, além de uma farofa torrada, bem simples”, acrescenta. Confira a receita indicada e completa abaixo. 

Moqueca vegana

INGREDIENTES

– 3 bananas da terra maduras fatiadas
– 3 tomates picados
– 1 cebola pequena
– 1/2 pimentão vermelho
– salsinha (ou coentro)
– cebolinha
– cúrcuma
– sal e pimenta a gosto
– 1 limão
– 2 xícaras de óleo de côco
– 2 xícaras de água

MODO DE PREPARO

Em uma panela de barro média amorne (ou refogue no dendê) a cebola, depois acrescente os tomates, o pimentão picado o sal e a pimenta a gosto. Após, acrescente uma pitada de cúrcuma, a água, as algas, a banana da terra e siga amornando (ou cozinhando). Quando a banana atingir o ponto desejado, desligue o fogo, adicione o leite de côco, salsa e cebolinha picadas e finalize com suco de limão. Tampe a panela e deixe uns minutinhos no calor da panela de barro.

Rende 4 porções generosas.