Opções vão de comidas leves até o ‘fast food’

Comer bem, fora de casa, é algo imprescindível e que faz parte do nosso cotidiano. Quem gosta de comer carne sabe muito bem onde ir, mas os veganos também têm uma lista de opções de lugares onde se come bem – sem nada de origem animal, e alguns com um preço bem acessível. Como muitos locais optam por pratos sem glúten e sem químicas adicionais, é possível comer bem e saudável nesses restaurantes, bares e espaços. Mas quem gosta de um bom lanche na chapa também encontra uma opção. 

Para mostrar que Campo Grande atende a esse nicho de pessoas que não consome produtos de origem animal, listamos 7 locais deliciosos para apreciar a culinária vegana. Confira nossa lista abaixo. 

1. A Casa do Luís

 

Coxinha de proteína de soja de A Casa do Luís / Foto: A Casa do Luís/Divulgação

 

Esse misto de café com restaurante e local para comer uma comida mais caseira abriu há pouco tempo em Campo Grande, mas já tinha a proposta de trazer opções 100% veganas no cardápio. Quem assina muitas das receitas é a bióloga e chef de cozinha Thabata Borine, que faz questão de trazer comida “confortável” para a cozinha vegana, como a famosa coxinha de jaca. A casa também se especializa em pratos sem glúten, e tem até bacon vegano (sim!) para acrescentar no caldinho de mandioca. O gastrobar fica na rua Gonçalves Dias, 383, Monte Líbano. 

2. Broto de Bambu

 

Restaurante oriental serve opção de almoço vegetariano / Foto: Leonardo Busanello/DIvulgação

 

O restaurante oriental Broto de Bambu é vegetariano com opções veganas. Não existem pratos à base de carne por lá. O sabor é incrível já que a culinária vem diretamente de Taiwan. É uma viagem também cultural pelos sabores do local. O espaço serve almoço e também é um bom lugar para comer seitan, a “carne” de glúten totalmente vegana e uma iguaria, principalmente para quem segue a dieta vegana. O restaurante fica na rua Maracaju, 1115, no centro. 

3. Rodrigo Sanduba

Rodrigo Sanduba tem opções como o 'Soja Burger' / Foto: Divulgação

 

Deixou de lado a carne e os derivados de animais, mas bateu aquela vontade enorme de comer um hambúrguer daqueles? Não tem problema. Em Campo Grande existe o Rodrigo’s Lanches, uma lanchonete onde as opções veganas e vegetarianas são diversas, e para quem é vegano nem o pão leva ingredientes animais. O “Soja Burger”, por exemplo, leva pão, hambúrguer de soja, mussarela vegana e salada. A porção de batata enorme também pode ser uma ótima pedida. A lanchonete fica na rua 15 de Novembro, 2437. 

4. Feira veg aos sábados

 

Salgados veganos como a esfiha nessa versão são vendidos na Feira Veg aos sábados / Foto: Ed Wassouf/Divulgação

 

Quando vários veganos se juntam, uma feira com produtos 100% de origem vegetal se inicia. Em Campo Grande, a Feira Veg já se consolida há alguns sábados, com produtos feitos por gente daqui que se interessa por alimentação sem crueldade animal. Bolos, salgados, tortas e muita coisa bacana para se provar. O evento também funciona como um encontro cultural com música, artesanato e muitas outras atrações. A feira acontece todo sábado, na Praça dos Imigrantes, no Centro, sempre a partir das 18h. Mas atenção: por lá só expositores e comida vegano. Segundo os organizadores, esse é o foco do evento, então alimentos com ovos e leite, por exemplo, não podem ser vendidos nessa feira. 

5. Espaço Ahara

 

Feijoada vegana do Espaço Ahara / Foto: Espaço Ahara/Divulgação

 

Com foco em ioga e atividades de bem-estar, o Espaço Ahara oferece salgados, bolos e pratos veganos, porém com uma “pegada” mais natural e integral. O espaço também oferece cursos de culinária vegana, debates e palestras e feiras com vários tipos de serviços e dicas para quem deseja assumir a dieta vegana. A feijoada vegana do local é saborosa e não leva nenhum produto animal. O Espaço Ahara fica na avenida Centaurea, 482. 

6. Viva a Vida

 

Viva a Vida foi um dos primeiros restaurantes a oferecer opções sem carne / Foto: Viva a Vida/Divulgação

 

O restaurante é extremamente tradicional em oferecer um buffet livre abundante em legumes, verduras e pratos ovolacto-vegetarianos, embora hoje em dia sirva também pratos com carne e derivados. Mas para quem opta por uma dieta vegana, o local tem também muitos pratos interessantes. Basta perguntar à cozinha se o prato leva algum ingrediente animal. O seitan que o Viva a Vida serve também é delicioso. O restaurante fica na rua Barão de Melgaço, 380. 

7. TAO Alimentação Saudável

Ratatouille é um famoso prato francês, que para quem não sabe, é vegano / Foto: TAO/Divulgação

 

Outro espaço com foco em alimentação balanceada e sem aditivos, o TAO apresenta vários pratos veganos e vegetarianos, servindo refeições completas, caldos e outros pratos. Um dos destaques é o ratatouille, um prato à base de berinjela, tomate e abobrinha, que assados, encanta pelo sabor perfumado, de origem francesa. O TAO fica na rua Antônio Maria Coelho, 2792. 

(Matéria editada no dia 12 de agosto, às 10:59, para acréscimo de informações)