21 anos da popularização da internet inspira lista
São mais de duas décadas de popularização e uma inserção sem volta no cotidiano de nossas vidas, mas pode nem parecer. É no mês que vem que a internet completa 21 anos de vida, sendo que em maio de 1995, ela deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada no Brasil. Sua popularização doméstica alcançou a casa de 99,6 milhões de brasileiros hoje, segundo dados do Banco Mundial.
É fácil pensar no que conquistamos com o advento da Rede Mundial de Computadores, se é que ainda a chamamos assim. A internet é uma das sínteses do conceito de globalização alçado no século 21. Na vida prática, seu impacto é tão arrebatador quando no sistema capitalista no qual nos inserimos. Por isso, o MidiaMAIS lista cinco coisas que a internet mudou em nossas vidas para melhor nesses 21 anos, e para equilibrar a balança dessa história, 1 coisa que mudou para pior. Confira.
O que mudou para melhor:
1. Acesso à pesquisa e conhecimento
Antes, para se fazer uma pesquisa, fosse para a escola, para a faculdade ou simplesmente para obter um conhecimento, era necessário consultar uma enciclopédia imensa (quem não se recorda da famosa Barsa, também um aglomerado de livros caríssimos?) ou depender de uma biblioteca física. Hoje, o conhecimento está ao alcance de apenas um clique. Em 1993, existiam apenas 623 sites na internet. No ano de 2014, já existiam cerca de 1 bilhão de sites.
2. Relacionamento
Foi através da internet que distâncias foram diminuídas. Se antes as cartas eram meios de comunicação que dependiam de tempo para unir duas pessoas, hoje as ferramentas são tantas que podemos ter muitas opções. E-mails, videoconferências, chats, mensagens de texto compartilhadas em grupos. Escolha a sua e mate as saudades.
3. Trabalho
A internet também mudou nosso modo de trabalho. Além do surgimento das empresas “ponto com”, ou os “e-commerce”, inflando o mercado de ações e dos novos serviços criados, a rede acelerou as relações entre fornecedores, distribuidores, produtores, administradores e todos os integrantes da cadeia produtiva. Além disso, o trabalhador que passou a ter acesso à Internet se encontrou muito mais dinâmico e multitarefa.
4. Música
A indústria da música sofreu uma revolução com o advento da internet. Se antes dependíamos de discos de vinil, CDs e fitas cassete, que necessitavam de aparelhos como rádios, a MP3 revolucionou o modo como escutamos música. O impacto também “pegou” os artistas e modificou toda a indústria musical mundial, que hoje se esforça para acompanhar downloads e programas de compartilhamento.
5. Lazer e diversão
A indústria da música não foi a única revolucionada pela Internet. As indústrias de lazer (jogos, literatura e cinema) também deram início a uma corrida rumo ao entendimento entre a ferramenta online e o usuário. Hoje, as pessoas baixam filmes (o que não deixa de ser ilegal em muitos países), joga online de sua casa, e lê seus livros favoritos em ebook.
O que piorou:
1. Nossa privacidade
Além da questão de que com as Redes Sociais cada pedacinho de nossas vidas é diariamente compartilhado com pessoas conhecidas e desconhecidas, nossa privacidade está sempre na berlinda com a internet. Controlar informações na Internet é uma tarefa impossível. As empresas conseguem colecionar dados sobre seus consumidores, e o governo sobre seus cidadãos. Os crimes de internet são uma realidade desde seu início, e a luta contra eles é extremamente complicada.