Conforme divulgado pelo Observatório do Trabalho, área de informações e análises sobre o mercado de trabalho da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), mulheres e jovens dominaram as contratações no mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul em 2024.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o responsável do Observatório, David Melgarejo, 2024 registou um avanço significativo no número de contratações, e terminou com um saldo positivo de 12.412 vagas, sendo estas 43% preenchidas por jovens entre 17 e 24 anos. As mulheres representam 65% deste total, com 8.098 contratações.
A Capital foi responsável por absorver metade das 12 mil vagas, seguida por Três Lagoas (14,40%), Inocência (12,27%) e Aparecida do Taboado (10,40%).
Pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que um em cada quatro jovens empregados brasileiros quer trabalhar mais. Segundo o Instituto, a taxa de subutilização do jovem no mercado de trabalho vem caindo nos últimos anos e chegou ao menor nível desde 2014: 24,4%.
Para Melgarejo, os índices apontam para uma expectativa otimista no mercado de trabalho em 2025. “Contratamos 411 mil trabalhadores em 2024, um aumento de 5% em relação a 2023. Para 2025, estamos com uma expectativa otimista. Com os investimentos do Estado e a atração de novas empresas, temos a expectativa de um grande salto tanto nas contratações quanto no saldo de emprego final do ano”.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, avalia que a Fundação tem desempenhado um bom papel para aprimorar o acesso ao mercado de trabalho, por meio de ações de qualificação profissional, ampliando a comunicação com trabalhadores e empregadores, fortalecendo parcerias institucionais e intensificando a transversalidade com outras áreas do governo.
Dobashi detalha que dentre as ações realizadas está a parceria com o Instituto PROA, organização que apoia jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, além do programa ‘Empreenda Como Uma Mulher’, que ofereceu em 2024 capacitação gratuita para mulheres que atuam no ramo da alimentação.
Em julho do ano passado, a Fundação também realizou um mutirão de emprego em uma unidade de acolhimento de população em situação de rua, na qual 20 pessoas passaram por qualificação profissional.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.