Com a expectativa de repetir o sucesso da edição anterior, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta quarta-feira (22) que o aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, deverá ofertar cerca de 3 mil vagas em sua próxima aplicação.
A declaração foi feita em entrevista para a CNN. Segundo a ministra, o termo de referência para a escolha das bancas já está pronto e deve ser publicado ainda nesta semana.
Assim, abre-se a possibilidade para inscrições a partir do mês de julho. Uma novidade interessante para esta edição é a inclusão de dois novos cargos, nas áreas de defesa e segurança pública; e de desenvolvimento socioeconômico.
“Gostaria de destacar essas carreiras, que complementam as demais áreas transversais. Em nossa visão, são as carreiras do futuro, com potencial para atuação em diversos ministérios”, enfatizou Dweck. Os salários iniciais para esses cargos prometem ser atrativos, variando entre R$ 9 mil e R$ 21 mil.
Primeira edição registrou recorde
Vale lembrar que a primeira edição do CPNU, realizada em 2024 sob a organização do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), marcou um feito histórico ao reunir 970.037 candidatos em 228 cidades.
Inicialmente, 2.114.145 candidatos efetuaram inscrição, porém a aplicação das provas registrou alta abstenção, que alcançou 54,12%, o que significa que mais de 1 milhão de inscritos não compareceram à prova.
Naquela ocasião, foram disponibilizadas 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da Administração Pública Federal, consagrando-o como o maior concurso público da história do país.
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.